» » Descubra a beleza dos detalhes de Gramado

Descubra a beleza dos detalhes de Gramado

postado em: Blog | 0

Para olhos atentos, a cidade de Gramado pode ser ainda mais linda se prestarmos atenção em seus detalhes.

Descubras a belezas dos detalhes de Gramado/RS
O pórtico de entrada da cidade de Gramado já anuncia a preocupação e cuidado com os belos detalhes.

Uma das coisas que mais me encantam em Gramado são seus detalhes. Alguns são bem visíveis e chamam a atenção do visitante logo de imediato. Outros só se revelam aos olhares mais atentos de quem se dispõe a admirar a cidade com uma perspectiva mais apaixonada.

Caminhar pelas ruas de Gramado pode ser ainda mais prazeroso se você mantiver um olhar atento aos detalhes que a cidade oferece e que podem passar despercebidos a quem está interessado apenas em compras ou preso aos cronometrados passeios de algumas agências de turismo. A preocupação com a decoração, os enfeites das lojas, dos restaurantes e até das residências é encantadora – tornam Gramado uma ‘cidade artesanal’ e cativam o observador que gosta de se integrar ao cenário.

Quando andamos por Gramado, minha esposa e eu gostamos de deslizar silenciosamente pelas ruas e avenidas e apreciar todos os detalhes possíveis. Para onde se olha, é lindo – e isso começa já na entrada da cidade, com famoso pórtico com os belos dizeres “Leve nos olhos a imagem colorida de Gramado” – a criação dessa frase não poderia ter sido mais feliz.

Minha sugestão: Sente-se em um café (qualquer um), num dos bancos da Av. Borges de Medeiros ou, ainda, perambule sem destino pelas ruas da cidade, deixando seus olhos percorrerem a paisagem. Fique em silêncio, não se distraia. Apenas deixe sua mente tomar consciência dos belos detalhes que fazem Gramado ser única.

Se você possui uma veia artística – seja como pintor, desenhista ou fotógrafo – a cidade lhe oferecerá gratuitamente um indescritível material de referência e inspiração. Eu mesmo, da primeira vez em que estive lá, bati umas 1.100 fotos. E, mais recentemente, foram mais de três mil – mesmo ficando menos dias do que da outra vez.

Para ilustrar essa minha paixão pelos detalhes de Gramado, segue abaixo algumas fotos que minha esposa eu batemos com esse olhar mais atento.

Fotos: Os belos detalhes de Gramado

Relógio na Av. Borges de Medeiros
Relógio na Av. Borges de Medeiros

Banco na Av. Borges de Medeiros
Banco na Av. Borges de Medeiros

Vaso de flores em Gramado/RS
Caminhando por Gramado, é comum ver lojas com belas decorações nas vitrines e calçadas, como esse arranjo de flores acima.

Loja de relógios cucos em Gramado/RS
Unindo criatividade e decoração, este simpático personagem recepciona os clientes de uma loja de relógios cuco.

Chaminés de Gramado/RS
Para olhares atentos ao detalhes de Gramado, as chaminés nos telhados da cidade também são uma atração.

Cadeiras na rua em Gramado/RS
Para quem se dispõe a andar pelas ruas de Gramado, detalhes charmosos como esta mesa na rua à frente de um pequeno bistrô são de encher os olhos.

Árvore no Lago Negro - Gramado/RS
A natureza também oferece um espetáculo à parte em Gramado. Minha esposa conseguiu esta bela foto de um detalhe do musgo em uma árvore do Lago Negro.

Tronco de árvore no Lago Negro - Gramado/RS

Ainda no Lago Negro, mais detalhes que encantam e enchem os olhos do observador apaixonado.

Loja de perfumes em Gramado/RS
As lojas de Gramado oferecem um verdadeiro espetáculo de cores, decoração e, também, odores – como a entrada desta loja de perfumes e essências acima.
Claro, há mais, muito mais detalhes de Gramado que merecem ser destacados aqui. Voltarei a eles em outro post.

E você? Qual detalhe de Gramado mais chamou sua atenção e te encantou? Deixe sua resposta nos comentários abaixo.

Veja mais dicas de Gramado:

Comente pelo Facebook

comentarios

Seguir Emilio Calil:

Jornalista, escritor e designer. Fundador do LifeBreak, apaixonado por tecnologia e pela Serra Gaúcha. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa. O resto você descobre aqui: www.emiliocalil.com

Deixe uma resposta