» » Vale do Quilombo: Uma beleza para contemplar

Vale do Quilombo: Uma beleza para contemplar

postado em: Blog | 0

Você vai perder o fôlego no Vale do Quilombo, uma das vistas mais espetaculares de Gramado.
Vale do Quilombo - Gramado/RS
A vista do Vale do Quilombo vai deixar você de boca aberta.

Na consultoria que minha esposa e eu fazemos no LifeBreak (lifebreak.com.br), com foco em qualidade de vida, uma das atividades que trabalhamos com as pessoas é o que chamamos de ‘contemplação do belo’. Em uma explicação bem simplória, são momentos íntimos e individuais em que nos conectamos com aquilo que observamos (uma paisagem, uma obra de arte, uma música).

Apreciar (realmente) uma bela paisagem é ver uma escultura feita pela mão de Deus, e a sensação de alegria interior e serenidade que se extrai disso é quase como uma prece.
Vista do Vale do Quilombo - Gramado/RS
A poucos minutos do centro de Gramado, esta bela paisagem espera por você para ser contemplada.

Em Gramado, ‘contemplar o belo’ é praticamente um pleonasmo, já que para qualquer lugar que você olhe é lindo. Entretanto, é claro, existem alguns lugares que acabam se destacando. Entre os vários que já mencionei aqui no blog, há o Vale do Quilombo. É uma paisagem que vai tirar seu fôlego.

E mais uma vez volto a insistir em um ponto. Costumo ver pessoas dizendo que Gramado é uma cidade cara – OK, de fato os preços de alguns restaurantes, lojas e hotéis são relativamente altos e não diferem muito dos de São Paulo. Mas o que essas pessoas não percebem é que o melhor de Gramado é grátis. E o Vale do Quilombo é bom exemplo disso, pois oferece uma das vistas mais espetaculares de Gramado sem cobrar um único centavo dos visitantes.

E para se ter a oportunidade de desfrutar desta paisagem não é preciso pegar táxi, ônibus e nem se deslocar para uma área mais afastada da cidade. Tudo o que você precisa fazer é caminhar um pouco.

Belvedere do Vale do Quilombo - Gramado/RS
Siga a Av. das Hortênsias no sentido de Canela e em poucos minutos verá o Belvedere do Vale do Quilombo (na foto acima, ele está à direita).

Se estiver perambulando pela Av. Borges de Medeiros, vá até o cruzamento com a Av. das Hortênsias. De lá, siga a Av. das Hortênsias no sentido de Canela, margeando à direita da estrada. Em 5 ou 10 minutos você chegará ao Belvedere do Vale do Quilombo, um mirante que dá visão para toda a amplitude e beleza do vale.

Simplesmente pare ali, debruce-se sobre a grade e deixe sua mente viajar para longe, mesclando-se à combinação do verde da serra recortando o céu azul. Permita-se ser inundado por uma sensação de paz que, posso apostar, poucas vezes você experimentou. Não há nada para ‘fazer’ ali no Belvedere. Não há lojas, não há eventos, não há restaurantes. Tudo o que você pode fazer é contemplar a beleza que a natureza, sempre generosa, lhe oferece sem cobrar nada.

Cadeados no Vale do Quilombo
Um pequeno charme no Belvedere do Vale do Quilombo: Casais apaixonados penduram cadeados com seus nomes gravados nas grades de proteção.

Note como as nuvens projetam sombras que perambulam vagarosas no vale lá embaixo. Inspire fundo (ou suspire!) e sinta o ar puro da serra, o ‘cheiro de Gramado’. Deixe o vento frio e refrescante lhe acariciar o rosto. Fique em silêncio. Ainda que esteja acompanhado, este é um momento íntimo e individual, e palavras estragam o momento.

Av. das Hortênsias - Vale do Quilombo - Gramado/RS
O próprio caminho que leva ao Belvedere do Vale do Quilombo já é por si só um belo cenário, com elegantes toques europeus.

Observe as pequenas casas e outras construções que permeiam o vale. Tente enxergar algum movimento nelas. Quem são as pessoas que moram ali? O que fazem? Qual sua história? Deixe sua mente imaginar, criar, inventar. Se tiver a oportunidade, fique ali observando o pôr-do-sol, é um dos espetáculos mais lindos da cidade.

Vale do Quilombo - Gramado/RS
Com um bom zoom da câmera, é possível identificar casas e construções que permeiam o Vale do Quilombo.

O Vale do Quilombo é parada obrigatória para qualquer visitante em Gramado. Dificilmente alguma agência ou pacote turístico incluirá essa ‘pausa para contemplação’ em seu roteiro, por isso, programe-se e vá por conta própria. É muito melhor fazer seu próprio tempo.

Contemplando o Vale do Quilombo - Gramado/RS
Aqui, eu me permitindo alguns minutos de contemplação do Vale do Quilombo.

Você já esteve no Belvedere do Vale do Quilombo? Pretende passar por lá em sua viagem à Serra Gaúcha? Então não esqueça de enviar seu depoimento e contar aqui no blog sua experiência. É só clicar aqui.

E abaixo há um vídeo meu do Vale do Quilombo. É extremamente curto, mas acho que transmite bem a sensação.

Vídeo: Vale do Quilombo

Veja mais dicas de Gramado:

Comente pelo Facebook

comentarios

Seguir Emilio Calil:

Jornalista, escritor e designer. Fundador do LifeBreak, apaixonado por tecnologia e pela Serra Gaúcha. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa. O resto você descobre aqui: www.emiliocalil.com

Deixe uma resposta