» » História dos leitores: Helena e seu amor por Gramado

História dos leitores: Helena e seu amor por Gramado

postado em: Blog | 0

A leitora Helena Mansano relembra emocionada seus dias de Gramado e as belezas que vivenciou na cidade.

Leitora do blog declara seu amor por Gramado
Leitora do blog declara seu amor profundo por Gramado.


E cada vez mais os leitores do blog vão contando suas histórias de amor por Gramado. A cidade deixa marcas profundas no coração de seus visitantes. Basta se pôr a caminhar por ela para ser inundado por uma forte alegria e sensação de paz. Você dirá que Paris, Madri ou Viena exercem tanta ou mais fascinação. E quem sou eu para discordar?

Mas no que tange ao Brasil, Gramado acaba sendo única. A cidade nos acompanha e permanece em nossos sonhos por meses (ou anos) depois que a visitamos. E vez ou outra você se pegará lembrando de algum momento, um detalhe, uma rua, um cheiro ou uma árvore que lhe evocará boas emoções. E aí bate a saudade. E aí brotam as lágrimas.

Este é o caso da leitora Helena Mansano, que esteve em Gramado em 2013 e, desde então, suspira pela cidade. Buscando momentos de paz e tranquilidade após uma cirurgia, Gramado a recebeu e ofereceu mais do que ela esperava. Confira sua história a seguir:

Amo amar Gramado

“O ano de 2013 foi realmente emocionante! Depois de quase um ano à espera de uma cirurgia, entre tantas dores e sequelas, chego a Gramado em junho cheia de vontade de ter, pelo menos, alguns dias de descanso, calmaria e paz.

Quando me deparo com aquele pórtico de entrada da cidade, sinto que a paz que há tanto procurava estava ali de braços abertos. A sensação de alívio e alegria toma conta de mim de forma singular.

Chego ao hotel, escolhido a dedo entre tantas opções, com atenção especial de quem espera pelo desconhecido, mas sente que ele é bom, bonito e real. Sim, esse ‘bom’ desconhecido existe!

A recepção acolhedora agregada à alegria de pessoas que nunca me viram, mas que traziam em seu sorriso a satisfação em me ver.

Comecei a conhecer a história local, de suas casas, de diversas linhas de colonização, dos vinhedos que produzem os vinhos fascinantes e os sucos harmoniosos. A gastronomia espetacular… Enfim tudo, absolutamente tudo o que conta a cidade.

Cheguei a sonhar! Um dia também iria à Fonte do Amor Eterno para fazer e receber a minha jura…

Helena nos pedalinhos do Lago Negro em Gramado/RS

Tantos lugares maravilhosos que não tenho como descrevê-los, visto que meu olhos lacrimejam ao trazer às minhas lembranças todos eles.

A natureza! Como é bela! Preservada mesmo com tantos visitantes que a cidade recebe. Os hortênsias adormecidas, preparando-se para embelezar ainda mais em seu momento único da primavera e ajudar o brilho do sol a ser ainda mais belo no verão!

A “Bella Polenta” com sua melodia infantil, que me remeteu à infância fazendo com que eu recordasse de minhas nonas que hoje estão com o Papai do Céu.

O clima da serra, com aquele friozinho agradável que transforma a todos pela elegância em seu trajar.

Lembrar que um momento me trouxe a alegria, mesmo que por pouco tempo, me faz ter a vontade de voltar. E assim será…

Não encontrei meu amor na fonte, mas descobri o que significa realmente amar, pois amo amar Gramado.”

Sim, este é o efeito que Gramado causa nas pessoas. Como li certa vez, é a cidade que ‘sente saudade’ de nós, e não apenas nós dela.

Helena planeja seu retorno a Gramado para este ano. E, se me permite opinar, a segunda vez é ainda melhor. Revisita-se alguns lugares diletos e descobre-se outros tantos que passaram despercebidos da primeira vez – por mais que se conheça a cidade, sempre há algum cantinho a ser explorado.

Bom retorno pra ti, Helena. E não deixe de mandar novos relatos.

E você? Já esteve em Gramado e em outras cidades da Serra Gaúcha? Passou momentos mágicos e inesquecíveis por lá? Então compartilhe aqui no blog! Clique aqui e envie seu depoimento!

Veja mais dicas de Gramado:

Comente pelo Facebook

comentarios

Seguir Emilio Calil:

Jornalista, escritor e designer. Fundador do LifeBreak, apaixonado por tecnologia e pela Serra Gaúcha. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa. O resto você descobre aqui: www.emiliocalil.com

Deixe uma resposta