» » Aluguel por temporada em Gramado: Veja opções

Aluguel por temporada em Gramado: Veja opções

postado em: Blog | 2

Crescente busca por aluguel por temporada em Gramado é alternativa a hotéis e pousadas e conta com ótima aceitação de turistas.

Aluguel por temporada em Gramado
Com pesquisa e boas indicações, você terá ótimos momentos em Gramado a preços bem convidativos.


É importante ressaltar que esta não é uma nova tendência de turismo. O famoso ‘aluguel por temporada’ sempre existiu. Seja aquele sítio que reúne a família nos finais de ano ou a casa de praia que abriga vários amigos no carnaval, a reserva de uma residência privada que é disponibilizada para locação por um tempo determinado é bastante comum.

Mas é a busca por esse tipo de hospedagem que parece ter aumentado nos últimos anos. O brasileiro está viajando mais e, consequentemente, lotando mais hotéis, o que gera uma busca por alternativas para visitar os lugares que lhe atrai. Em Gramado, isso não é diferente. Eleita o terceiro destino turístico mais procurado do Brasil, a cidade sofre em determinadas épocas com a superlotação de hotéis.

Uma das grandes vantagens do aluguel por temporada é, sem dúvida, o preço. A hospedagem sai muito mais em conta do que a diária de um hotel. Mas é preciso lembrar que você deverá preparar seu próprio café da manhã, arrumar a própria cama e, claro, manter a limpeza do lugar – nada que você já não faça normalmente, óbvio.

Se eu puder lhe dar uma sugestão diria que, se for à Gramado pela primeira vez (ou em lua-de-mel ou outra data especial), prefira um hotel ou pousada – e todas as mordomias e comodidades que eles oferecem. Mas a partir das próximas vezes (e você vai querer voltar), os apartamentos por temporada são bem atrativos. E para quem pode ir de carro, é uma economia ainda maior.

Como funciona

Outra vantagem do aluguel por temporada é a facilidade de negociação direto com o proprietário. Numa boa conversa, é possível chegar a um acordo que satisfaça ambas as partes. Porém, é preciso sempre lembrar que o valor total deve ser pago antes de se entrar no imóvel.

O mais comum é pagar de 40% a 50% no ato da reserva e o restante até a entrega das chaves. Nesse ponto, diferente de hotéis ou agências, você não consegue um grande parcelamento. Mas se, por exemplo, a sua reserva for para daqui a seis meses, então você pode pagar metade à vista e ir fazendo seis depósitos mensais até a data da viagem. Claro, isso é algo que deve ser combinado com cada proprietário.

Como proceder

  • Pergunte ao proprietário o que você precisa levar, alguns imóveis não oferecem roupas de cama, por exemplo
  • Tenha o endereço do imóvel anotado
  • Tenha sempre as informações de contato do proprietário com você
  • Assegure-se que o proprietário tenha recebido o pagamento e leve todos os comprovantes com você
  • Pesquise no Google Maps ou no Foursquare a localização do imóvel para encontrar mercearias, restaurantes e lojas próximos.

Tome muito cuidado

A principal recomendação para quem vai alugar uma casa ou apartamento por temporada em Gramado: Informe-se MUITO BEM. Busque referências, veja opiniões de quem já se hospedou lá, etc. Assim como existem pessoas que o receberão de braços abertos, sempre há quem age de má fé.

Recentemente turistas de Porto Alegre alugaram uma casa em Gramado por R$ 400 pelo fim semana. Eles só não sabiam que o proprietário da casa era um empresário local que mora ali e nunca alugou o imóvel. Caíram num belo golpe. Portanto, desconfie de valores muito baixos.

Para ajudar você na escolha de um bom apartamento em Gramado para passar uma temporada, listo abaixo três opiniões e recomendações de pessoas de confiança. Espero que seja um bom ponto de partida para você:

Apartamento na Av. das Hortênsias

Minha queria amiga Beatriz Baselice, a quem já dediquei um post neste blog (você pode ler aqui), esteve em Gramado no Natal Luz 2012/2013 e optou pelo aluguel de um apartamento, em vez de hotel. Veja o que ela tem a dizer:

Apartamento da Sra. Albertina“Como estávamos em mais pessoas e viajaríamos bem na alta temporada, queríamos uma hospedagem que saísse mais em conta do que hotéis e pousadas. E assim começamos a pesquisar locação de imóveis por temporada. Encontramos muitos sites e diversas opções, e um acabou chamando nossa atenção.

O apartamento tinha bom tamanho, com três dormitórios e ótima estrutura. Ficava na Av. das Hortênsias, quase em frente ao Museu do Perfume. Entramos em contato direto com a proprietária, a Sra. Albertina, que foi muito solícita e nos enviou toda a documentação necessária para a locação.

O valor acordado ficou exatamente a metade do que pagaríamos em um hotel, o que compensou muito. Como também alugamos um carro, a locomoção por Gramado, Canela e Nova Petrópolis ficou fácil.

No dia em que chegamos, a própria Sra. Albertina, muito amável, estava nos esperando com um delicioso bolo que acabara de tirar do forno. Foi uma atitude muito linda!

Lá tínhamos a vantagem de fazer nossos próprios horários de passeios, sem depender de programas cronometrados. Claro, a ‘desvantagem’ do aluguel é que você deve preparar seu próprio café, arrumar a própria cama e lavar louça. Mas isso não foi nenhum problema para nós.

Amamos o apartamento e com certeza ficaríamos nele de novo em uma próxima viagem.”

Mais informações

Proprietária: Sra. Albertina Martins
Tels.: (054) 9171-5095 / (054) 8112-6488
Site: Para ver as fotos do apartamento e obter informações sobre o aluguel, clique aqui.

Apartamento no centro de Gramado

A leitora Ana Paula Petinati, que já participou deste blog enviando dois belos depoimentos (você pode ler aqui e aqui), também tornou-se adepta do aluguel por temporada em Gramado e teve ótimas experiências nesse quesito. Veja o relato dela:

Apartamento do Álvaro

“Minha busca por hospedagens alternativas veio justamente da falta das convencionais, aliados aos preços cada vez mais exorbitantes. Passei uns dias em Gramado na Chocofest 2014, porém, queria ficar a semana toda e, por se tratar de feriadão, quase todos os hotéis e pousadas já estavam com reservas a partir de quinta-feira. Então comecei a procurar e achei um site de aluguel por temporada. Fiquei maravilhada com o número de opções e preços. Fiz vários contatos, fui muito bem atendida por todos e, logicamente, selecionei um apartamento em uma região mais central e com preço justo.

O proprietário, Álvaro, foi nos recepcionar no imóvel no horário combinado. Foi muito solícito, nos ajudou com bagagens, disponibilizou um modem para mim (já que este imóvel não tem internet) e deixou as camas arrumadas com várias cobertas, além de dois jogos de toalhas, para trocarmos durante a semana. Paga-se sempre uma taxa de faxina, portanto o imóvel estava limpinho e exatamente conforme as fotos do anúncio.

Depois disso, acabei alugando novamente para nova data, desta vez outro imóvel, e também negociamos um preço ótimo. E como tenho ido sempre com meus pais e minha irmã, já combinamos que, para o próximo ano, alugaremos um apartamento maior, de 3 dormitórios, que apesar de mais caros, ainda saem bem mais em conta do que as diárias de hotéis e pousadas (especialmente em alta temporada).

Sobre o café da manhã, passamos no mercado assim que chegamos, compramos leite e as coisas básicas e nos viramos muito bem, pois todos os imóveis têm fogão, geladeira, micro-ondas, etc. E com criança, acho que acaba ficando mais confortável, pois temos à disposição o micro-ondas para prepararmos um leite, etc.”

Mais informações

Proprietário: Álvaro
Site: Para ver as fotos do apartamento e entrar em contato com o Álvaro, clique aqui.

Apartamento próximo ao Lago Negro

Outra leitora do blog, a Josi Marques (que também enviou um lindo depoimento que pode ser lido aqui) é proprietária de um belo apartamento em Gramado, o qual disponibiliza para aluguel por temporada e tem recebido muitos elogios. O apartamento dela fica a 300 metros do Lago Negro – se você conhece o lago, sabe o valor dessa localização. Uma das recentes hóspedes da Josi, a Virgínia Carvalho de Souza, da Bahia, diz o que achou de seus dias por lá:

Apartamento da Josi

“Hotel ou apartamento por temporada? Esta foi a nossa grande dúvida.

Acostumados a nos hospedar sempre em hotéis, decidimos inovar e optamos pela nova experiência, o apê da Josi. Nos identificamos de imediato, nota 10! Excelente conforto, decoração de bom gosto, além da cordialidade e simpatia da proprietária.

Localizado em rua charmosa, bem arborizada, próximo ao Lago Negro, um dos principais pontos turísticos de Gramado, onde proporciona o encontro com a tranquilidade e qualidade de vida. De fácil acesso, o apê está a cinco minutos de lojas, restaurantes e saídas para rodovias com rotas para outros pontos turísticos. Próximo ano voltaremos, com certeza.

Super recomendado e aprovado!”

Mais informações

Proprietária: Josi Marques
Página no Facebook: www.facebook.com/apartamentodajosigramado
Tel.: (051) 9734-8464

Bom, agora você já tem três sugestões de imóveis em Gramado para alugar por temporada. E, mais importante, todas de fontes extremamente confiáveis. Pode ir sem medo!

E quem tiver mais dicas bacanas de aluguel por temporada, deixe seus comentários abaixo!

Veja mais dicas de Gramado:

Comente pelo Facebook

comentarios

Seguir Emilio Calil:

Jornalista, escritor e designer. Fundador do LifeBreak, apaixonado por tecnologia e pela Serra Gaúcha. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa. O resto você descobre aqui: www.emiliocalil.com

2 Respostas

  1. simone
    | Responder

    Oi Emilio. Obrigado por suas dicas. Estou indo com minha familia (8 adultos e 2 criancas) para Gramado comemorar o aniversario de 67 anos da minha mae. Voce conhece esta casa: http://www.brfo.com.br/2-gramado-rio-grande-do-sul-casa-3-quartos . Obrigado

Deixe uma resposta