» » 7 dicas para curtir Gramado em setembro

7 dicas para curtir Gramado em setembro

postado em: Blog | 9

Você terá baixa temporada, cidade mais vazia e muita paz ao viajar para Gramado em setembro.

Tenho motivos de sobra para recomendar a você uma viagem para Gramado em setembro. Afinal, é o mês do meu casamento e foi quando conheci Gramado pela primeira vez – a paixão foi tão arrebatadora que resultou neste blog.

Se você busca tranquilidade e quer fugir da cidade lotada de turistas (o que ocorre durante o inverno e no fim do ano, no Natal Luz), setembro é o mês ideal para visitar Gramado e Canela, além das outras cidades da Serra Gaúcha.




Baixa temporada e preços mais acessíveis

Para começar, setembro é mês de baixa temporada em Gramado, então você encontrará hospedagens, restaurantes e promoções a preços bem mais em conta. Se estiver com o orçamento apertado, essa é a época perfeita para programar sua viagem. Você pode ver outras dicas para gastar pouco aqui: Gramado com pouca grana.

Ainda faz frio em Gramado em setembro

É possível curtir ainda um bom friozinho nessa época. As noites de setembro em Gramado são frias – a temperatura pode chegar a uma média de 6 graus. As manhãs sobem para uns 11 graus e durante o dia pode até surgir um calorzinho, beirando os 20 graus. Mas não se assuste se de repente fizer mais calor do que isso e, no dia seguinte, esfriar e chover. Esse clima imprevisível é parte do charme de Gramado.

Se estiver na dúvida do que usar em Gramado em setembro, pode se basear no meu post sobre as roupas de inverno que você não vai errar. Veja as dicas aqui: O que usar em Gramado no inverno.

Início da Primavera

Vale mencionar que a primavera começa no final de setembro e a cidade começa a se vestir de cores alegres e vivas. As azaleias tomam conta do belo Lago Negro e começam a despontar as lavandas no inesquecível Le Jardin. É espetáculo que não lhe custa um centavo e lhe deixará maravilhado.

O que fazer em Gramado e Canela em setembro?

Com o movimento mais tranquilo, sem a turba de turistas entupindo lojas e restaurantes, Gramado e Canela tornam-se o refúgio ideal para quem busca paz e sossego. Além disso, você pode visitar todos os lugares e fazer todos os passeios que quiser sem se preocupar com filas ou reservas.

Listo a seguir algumas dicas de lugares em Gramado e Canela para curtir em setembro.

Lago Negro

Impossível recomendar qualquer dica de Gramado que não inclua um passeio pelo Lago Negro (falo melhor dele aqui). É meu lugar favorito na cidade. A paz que transborda no lugar (em especial pela manhã, lá pelas 07h) é indescritível. Só estando lá para entender. O silêncio que emana do lago cercado pelos pinheiros, quebrado apenas pelo som dos seus próprios passos enquanto você contorna a margem é algo que fica para sempre na memória.

Caminhadas na Borges

Outra dica na qual insisto é que Gramado se descobre a pé. Nada de carro, táxi ou ônibus. As pernas foram inventadas antes da roda, portanto, use-as. Em especial, ande sem pressa pela Av. Borges de Medeiros (já me desmanchei em elogios a ela aqui), observando as lojas e restaurantes que enfeitam a avenida – a arquitetura é um banquete para olhos. Claro, uma parada na Casa da Velha Bruxa (veja mais sobre ela aqui) para um chocolate quente é obrigatória.

Aldeia do Papai Noel

Verdade que o Natal Luz só começa no fim de outubro, mas é possível sentir um pouco do clima natalino o ano inteiro em Gramado. Basta visitar a Aldeia do Papai Noel (www.papainoel.com). Ela fica na R. Bela Vista, 353, Centro, tel.: (54) 3286-7332. É um espaço mágico que encanta adultos e crianças, lindamente decorado, com direito a passeio de trenós e, ainda, com uma vista sensacional para o Vale do Quilombo (saiba mais aqui).

Le Jardin – Parque de Lavanda

O Le Jardin é outro lugar que deixa seus visitantes sem palavras (veja aqui meu relato sobre ele). Inspirado nos parques de lavanda da França, sua beleza é de tirar o fôlego. De preferência, visite-o em um dia ensolarado e frio. A combinação do verde vivo da grama, com o lilás das lavandas e com o céu azul anil é um espetáculo que você precisa presenciar. Mais em www.lavandas.com.br.

Parque do Caracol

Em Canela, você deve visitar o Parque do Caracol (veja um vídeo aqui). Além da beleza e exuberância natural, sua principal atração é a Cascata do Caracol. A visão dos mirantes lhe renderá muitas fotos, e você pode subir na torre de observação para ter uma experiência ainda mais fantástica. E em setembro o parque está mais vazio, o que é ótimo para andar e explorar.

Castelinho Caracol

Meu lugar favorito em Canela. O Castelinho Caracol é uma típica casa em estilo alemão que (para mim) oferece o melhor strudel da Serra Gaúcha. Já falei muito sobre ele aqui. Vale a visita, mas lembre-se, é preciso pagar a entrada e eles não aceitam nenhum tipo de cartão. Leve sempre dinheiro vivo com você.

Eventos Culturais

Para quem busca eventos culturais, no início de setembro ocorre a Feira Nacional do Artesanato. E de 10 a 20 de setembro ocorre a Semana Farroupilha em Gramado, tradicional evento gaúcho com rodas de chimarrão, música e poesias. Para ver o calendário completo de eventos em Gramado, clique aqui.

Enfim, Gramado é excelente para se visitar o ano inteiro, mas se a sua viagem está marcada para setembro, espero que essas dicas ajudem a se organizar melhor. E se precisar de ajuda com seu roteiro, é só entrar em contato.

Veja mais dicas de Gramado:

Comente pelo Facebook

comentarios

Seguir Emilio Calil:

Jornalista, escritor e designer. Fundador do LifeBreak, apaixonado por tecnologia e pela Serra Gaúcha. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa. O resto você descobre aqui: www.emiliocalil.com

9 Respostas

  1. Márcia
    | Responder

    Alguém indo na primeira semana de setembro/16?

    • Marília Rocha Guimarães
      | Responder

      vou dia 08/setembro. lá faz frio nessa época ?

    • Lucas
      | Responder

      Estarei indo com minha noiva 09 de Setembro e ficarei até 13..alguém indo nessa data?

      • Paulo Henrique
        | Responder

        Lucas, vou com minha esposa no dia 07 e ficaremos até o dia 11. Ansioso pra conhecer este lugar!

        • LUCAS
          | Responder

          Rapaz também estou ansioso e minha esposa ainda mais, não estou indo com agência de viagens não, tou fazendo tudo por minha conta, estou pretendendo alugar um carro em Porto Alegre porque fica melhor e mais em conta pra passear e tal..
          quero ir de carro no ITAIMBEZINHO e em Bento Gonçalves no trêm Maria fumaça.
          fica bem mais barato do que comprar pacote!!!

  2. Marília Rocha Guimarães
    | Responder

    vou dia 08/setembro. lá faz frio nessa época ?

    • Priscila Teles
      | Responder

      Ainda faz um friozinho sim, Marília. Traga agasalhos, touca e luvas, caso queira ir ao Snowland.

  3. Allan
    | Responder

    Estou indo com a família toda!!! Chegaremos dia 10 de setembro

  4. Gisa
    | Responder

    Estivemos em julho com a família, e agora volto dia 7/09 com casais de amigos… Perfeito este lugar

Deixe uma resposta