» » Veja por que a natureza é importante para sua saúde mental

Veja por que a natureza é importante para sua saúde mental

postado em: Blog | 0
Veja por que a natureza é importante para sua saúde mental
O contato com a natureza melhora o sistema imunológico e aumenta a saúde mental. Veja aqui a importância da natureza nas nossas vidas.

Para onde você foi nas suas últimas férias? Se você vive numa cidade grande, há uma boa chance de que sua viagem tenha sido para algum cenário natural – talvez um resort nas lindas praias do Nordeste ou mesmo para a Serra Gaúcha, curtir o friozinho em Gramado e Canela e observar suas belas paisagens naturais. E neste texto vou explicar por que isso está relacionado à sua saúde mental e, lá no final da matéria, você confere algumas dicas de passeios na Serra Gaúcha para um contato maior com a natureza.

A maioria de nós já sentiu alguma vez uma atração inexplicável pelo ar livre, mesmo que fosse um simples desejo de caminhar pela vizinhança ou sentar no quintal para observar as nuvens e as plantas. A natureza contém um tipo especial de energia: Ela é pura e selvagem – e renova nosso espírito.

Por que nos sentimos tão bem na natureza? Será que é pela paz e silêncio, pela conexão com a terra? Sim, é tudo isso, mas muito mais. Pesquisas recentes descobriram que estar em contato com a natureza estimula nosso sistema imunológico, o que aumenta nossa saúde mental e física.

Ao longo dos últimos anos, os pesquisadores obtiveram uma confirmação esmagadora de que estar na natureza é bom para a saúde física e mental. Os fatos são surpreendentes: Simplesmente passar um tempo em parques, jardins e florestas está ligado à uma saúde física e mental mais forte. E o oposto, viver em uma área com pouco espaço verde, está ligado a um maior risco de doenças, incluindo depressão e ansiedade, déficit de atenção/hiperatividade (TDA), câncer, diabetes e muito mais.

Ming Kuo
Doutora Ming Kuo: Contato com a natureza aumenta sistema imunológico e amplia nossa saúde mental.

Por muito tempo, entretanto, essa ligação científica entre a natureza e uma boa saúde permaneceu um mistério. Tentando encontrar esse ‘elo perdido’, a pesquisadora Frances Ming Kuo, da Universidade de Illinois, nos EUA, conduziu uma análise em cada estudo para encontrar a conexão entre a natureza e a boa saúde. E o elo foi espantosamente claro: o sistema imunológico.

Em sua pesquisa, Kuo encontrou até 21 conexões entre a natureza e a boa saúde, das quais 19 estão relacionadas ao sistema imunológico. Ela compara o ato de estar em contato com a natureza com tomar um complexo multivitamínico que oferece todos os nutrientes que nosso corpo precisa para nos proteger de doenças físicas e mentais.

Mas como o sistema imunológico é tão beneficiado pela natureza? Uma das explicações é que ele coloca nosso corpo no modo de ‘descanso e relaxamento’ – o oposto do modo ‘lutar ou correr’, tão conhecido de quem vive no stress das grandes cidades, e que destrói o sistema imunológico. Quando nos sentimos contentes e seguros – e não bitolados em um problema – o corpo pode investir mais energia e recursos no sistema imunológico, em vez de gastar essa preciosa energia pensando no prazo de entrega de um trabalho, por exemplo.

Estar ao ar livre também tem qualidades que ampliam o sistema imunológico, como a vitamina D da luz solar, os íons negativos, compostos antimicrobianos saudáveis derivados de plantas e boas bactérias no solo.

Mas o que o sistema imunológico tem a ver com a nossa saúde mental? A pesquisas nessa área também é chocante. Cientistas da Universidade de Cambridge, por exemplo, descobriram recentemente que crianças que crescem com altos níveis de proteínas liberadas no sangue durante períodos de doença estão quase duas vezes mais propensas a sofrer de depressão e psicose quando adultas. Outros estudos, incluindo conduzidos em ratos, mostraram que a depressão é semelhante à uma reação alérgica, ocorrendo como resultado de um sistema imunológico hiperativo e sobrecarregado. Em vez de sentirem uma coceira no nariz, por exemplo, algumas pessoas entram em depressão.

Não importa se você ama praia ou o campo – ou até seu quintal cheio de plantas – o importante é que você passe um bom tempo em contato com a natureza. Se você não tem um acesso completo à natureza, simplesmente saia de casa e faça uma caminhada, sente debaixo de uma árvore numa praça ou ande descalço na grama.

Conectar-se com a natureza é uma necessidade humana básica que traz enormes benefícios tanto para o corpo quanto para a mente.

Dicas de passeios na Serra Gaúcha para ficar em contato com a natureza

Quem viaja para a Serra Gaúcha tem o privilégio de desfrutar não apenas da boa gastronomia e bela arquitetura alemã e italiana. É possível ter um contato próximo com a natureza que nos deixa às vezes sem palavras. Veja a seguir algumas dicas de passeios em Gramado, Canela e outras regiões da Serra Gaúcha que esbanjam verde, ar puro e cenários de levar qualquer um às lágrimas.

Lago Negro

Passeios na Serra Gaúcha e contato com a natureza: Lago Negro
O belíssimo Lago Negro é perfeito para quem deseja apenas sentar em um lugar calmo e esvaziar as preocupações da mente.

Se você busca momentos de paz e relaxamento junto à natureza, então o Lago Negro em Gramado deve ser sua primeira parada. Lindo e exuberante, suas águas plácidas e escuras acalmam os corações agitados e o perfume dos pinheiros conferem momentos mágicos a quem se propõe a percorrer suas margens. É meu refúgio favorito em Gramado.

» Saiba mais sobre o Lago Negro aqui

Vale da Ferradura

Passeios na Serra Gaúcha e contato com a natureza: Vale da Ferradura
Para quem deseja um contato maior com a natureza, com possibilidades de exploração e vida selvagem, então o Vale da Ferradura é a opção ideal.

O parque Vale da Ferradura, localizado a 13 km do centro de Canela, proporciona ao turista uma integração com a natureza, com mirantes para o deslumbrante Vale da Ferradura, para a Cascata do Arroio do Caçador e Rio Santa Cruz. A convivência harmônica com a natureza é um espetáculo à parte. Curta o vento, o sol, as belas vistas, um banho de cachoeira, os animais… enfim, sinta-se vivo!

» Saiba mais sobre o Vale da Ferradura aqui

Itaimbezinho

Passeios na Serra Gaúcha e contato com a natureza: Itaimbezinho
O Tour Itaimbezinho vai te levar a lugares que você nem imaginava que existiam no Brasil. A sensação de liberdade e a proximidade com a natureza emocional qualquer pessoa.

Se a sua ideia de encontro com a natureza vai além de passeios tradicionais, esta é recomendação máxima para quem deseja esquecer o cinza e o stress da cidade grande e se lançar nos braços do verde em uma paisagem inacreditável. Uma vista espetacular do maior cânion da América Latina, localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra em Cambará do Sul.

» Saiba mais sobre o Tour Itaimbezinho aqui

E se você tem dicas de seus lugares favoritos junto à natureza em Gramado ou em outras cidades da Serra Gaúcha, eu ficarei mais do que feliz em conhece-las. Deixe suas sugestões nos comentários abaixo.

Veja mais dicas de Gramado:

Comente pelo Facebook

comentarios

Seguir Emilio Calil:

Jornalista, escritor e designer. Fundador do LifeBreak, apaixonado por tecnologia e pela Serra Gaúcha. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa. O resto você descobre aqui: www.emiliocalil.com

Deixe uma resposta