» » 9 passeios gratuitos em Gramado para aliviar seu bolso

9 passeios gratuitos em Gramado para aliviar seu bolso

postado em: Blog | 6

Sempre que me perguntam qual o melhor passeio em Gramado, minha resposta é: Gramado. A cidade, como um todo, já é um passeio. E outra coisa que não canso de repetir: O melhor de Gramado é grátis.

Sim, é verdade que passeios como o Tour Uva e Vinho ou o Tour Linha Bella oferecem momentos mágicos que ficarão para sempre na sua lembrança. Mas a cidade em si é um colírio para os olhos e um alento para o coração. Um bater de pernas pelas suas ruas, sem destino definido, vai lhe fornecer um encantamento único. Encantamento este que se revela a poucos – só aos que se propõem a ‘sentir’ a cidade, e não apenas passar por ela.

Recebo muitos e-mails perguntado valores de alguns passeios (e outros até reclamando dos preços). Sim, dependendo da época da sua viagem, é possível que você encare alguns preços mais salgados – especialmente na alta temporada, que compreende os meses de inverno e mais dezembro, por causa do Natal Luz.

Mas é válido lembrar que isso ocorre em qualquer cidade turística: A alta temporada é a oportunidade em que hotéis, lojas, restaurantes e agências têm para faturar mais, compensando, assim, a baixa temporada. Não há nada de errado nisso.



Mas entendo que nestes tempos de crise, às vezes é preciso optar entre um passeio e outro, reservar um hotel mais barato, etc. Entretanto, Gramado não se resume a passeios, parques e museus pagos. Há muito o que fazer na cidade e que não lhe custará um centavo sequer. Por isso, listo aqui alguns passeios gratuitos em Gramado, que podem ajudar bastante na elaboração do seu roteiro de viagem.

9 passeios gratuitos em Gramado

1 – Avenida Borges de Medeiros

A incomparável Avenida Borges de Medeiros.

Ah… as caminhas pela Borges! Você desliza por belíssimas arquiteturas alemãs, com casas e prédios que praticamente sorriem para você. As convidativas vitrines são um espetáculo para os olhos, e os simpáticos cafés e lojas de chocolate oferecem uma ótima opção para relaxar e apreciar o movimento. Não dá para esquecer a Praça Major Nicoletti, bem no centro da cidade. Em tardes frias e ensolaradas de inverno, não há lugar melhor para se estar. Escolha um dos bancos, sente-se ali debaixo dos gazebos e deixe os últimos raios de sol do dia aquecerem seu corpo e seu coração.

2 – Cristais de Gramado

Os belíssimos objetos de decoração da Cristais de Gramado.

A famosa e imponente loja dos Cristais de Gramado é um passeio muito bacana e grátis – a menos, é claro, que você compre algo. Seus objetos de decoração são de uma beleza e delicadeza de cair o queixo. Mesmo que você só passe lá para ‘olhar’, é um passeio que vale a pena ser feito. Também é possível assistir a um show do ‘mestre vidreiro’, onde ele produz algum objeto de vidro diante da plateia – se você tiver sorte, ele lhe presenteará com esse objeto. Ah, e a loja oferece também transporte gratuito, assim você economiza até na locomoção.

Mais informações:

3 – Lago Joaquina Rita Bier

O plácido Lago Joaquina Rita Bier: Ótimo para caminhadas matinais e atividades físicas.

Palco do belíssimo show Nativitaten, durante o Natal Luz – com todos os efeitos especiais de iluminação – o Lago Joaquina Rita Bier fica praticamente irreconhecível durante o resto do ano. Seu espaço amplo é excelente para caminhadas ou corridas pela manhã. O lago é embelezado com uma pequena ilha em seu interior. Durante o ano todo é frequentado por gramadenses e turistas que aproveitam a beleza do local para fazer caminhadas ou praticar exercícios.

Mais informações:

  • Onde: Rua Leopoldo Rosenfeldt – Gramado/RS.

4 – Lago Negro

O majestoso Lago Negro e o bem que ele faz para a alma.

Impossível falar de passeios gratuitos em Gramado sem mencionar o inesquecível Lago Negro. Este é meu lugar favorito em Gramado. Seja para ir logo cedinho, mesmo com frio, para uma caminhada revigorante; ou para curtir um belo pôr-do-sol no final do dia, o Lago Negro é aquele lugar que vai inundar sua alma de paz e serenidade. Você não pode dizer que foi a Gramado se não passou pelo Lago Negro.

Mais informações:

  • Onde: Rua A. J. Renner – Bairro Planalto/Lago Negro – Gramado/RS.
  • Horário: O lago fica aberto 24h por dia. Os pedalinhos (pagos) funcionam das 8h30 às 19h.

5 – Le Jardin – Parque de Lavanda

O bucólico Le Jardin aguarda você com essa paisagem sem lhe cobrar nem um centavo.

O Le Jardin é outro dos passeios gratuitos em Gramado que encanta a todos os seus visitantes. Ele é um parque de lavanda inspirado nos campos da França, e sua beleza chega a arrancar lágrimas dos olhos. Simplesmente perambular pela propriedade mexe com você de tal forma que saímos de lá diferentes, aéreos… A beleza faz isso com que sabe apreciá-la.

Mais informações:

  • Site: lavandas.com.br
  • Onde: Rodovia RS-115, n° 37700
  • Horário: De terça a domingo, das 09h30 às 17h30 (fechado às segundas-feiras)
  • Tel: (54) 3286-4280

6 – Museu do Perfume – Fragram

O Museu do Perfume em Gramado é uma ótima opção de passeio gratuito (mas vai ser difícil não comprar nada lá dentro).

Recomendo vivamente a quem estiver em Gramado dar um pulo no Museu do Perfume. A entrada é gratuita, você aprende sobre a elaboração de perfumes e fragrâncias, conhece toda a linha de produtos deles (impossível não levar alguma coisinha), e sai de lá mais feliz. Bons aromas e bom atendimento sempre melhoram nosso humor.

Mais informações:

  • Site: fragram.com.br/museu-do-perfume/
  • Onde: Av. das Hortênsias, 3662 – Av. Central, Gramado/RS
  • Tel.: (54) 3286-2719
  • Horário: Segunda à Domingo das 09h às 18h

7 – Praça das Etnias

Com uma bela decoração e amplo espaço para passeio, a Praça das Etnias é palco de várias atividades culturais durante o ano.

Um amplo espaço aberto e lindamente decorado que mescla as culturas italiana, alemã e portuguesa. A Praça das Etnias abriga também a famosa Casa do Colono, um espaço destinado ao comércio de produtos coloniais como pães, cucas, queijos, salames, geleias e muitos outros. A praça fica ao lado da Estação Rodoviária de Gramado e é um ótimo lugar para fotos e passeios tranquilos.

Mais informações:

  • Onde: Av. Borges de Medeiros, Centro – Gramado/RS.

8 – Visita à fábrica da Prawer

Visitar a fábrica da Prawer é um passeio obrigatório para quem ama chocolates!

Este é – perdão pelo trocadilho – um passeio delicioso. A Prawer, primeiro chocolate artesanal do Brasil, possui diversas lojas espalhadas por Gramado. Todas são belíssimas, mas sua loja de fábrica oferece um passeio aos visitantes para conhecer todo o processo de fabricação do chocolate – e que, cá entre nós, é soberbo! A visitação é gratuita, mas possui horários específicos, que você confere abaixo.

Mais informações:

  • Site: prawer.com.br
  • Onde: Avenida das Hortênsias, 4100 – Gramado – RS
  • Tel.: (54) 3295-9150
  • Visitação: Segunda a sexta das 8h30min às 11h30min. 13h30 às 17h

9 – Vale do Quilombo

O Vale do Quilombo (à direita) oferece uma das paisagens mais espetaculares de Gramado.

Em Gramado, ‘contemplar o belo’ é praticamente um pleonasmo, já que para qualquer lugar que você olhe é lindo. Entretanto, é claro, existem alguns lugares que acabam se destacando. Entre os vários que já mencionei aqui no blog, há o Vale do Quilombo. É uma paisagem que vai tirar seu fôlego. Simplesmente pare ali, debruce-se sobre a grade e deixe sua mente viajar para longe, mesclando-se à combinação do verde da serra recortando o céu azul.

Mais informações:

  • Onde: Av. das Hortênsias no sentido de Canela – Gramado/RS



Pronto, agora você já tem uma lista de passeios gratuitos em Gramado para organizar melhor o seu roteiro e economizar na viagem.  Faça as malas e divirta-se!

Comente pelo Facebook

comentarios

Seguir Emilio Calil:

Jornalista, escritor e designer. Fundador do LifeBreak, apaixonado por tecnologia e pela Serra Gaúcha. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa. O resto você descobre aqui: www.emiliocalil.com

6 Respostas

  1. Rosália Alexandre
    | Responder

    Boa tarde Emilio. Estou adorando suas dicas. Eu já estive na cidade 7x. Porém os passeios eram corridos e nunca puder fazer tudo o que eu queria. Estou indo sozinha e agora andar e tirar muitas fotos.

  2. Cláudia
    | Responder

    Suas opiniões foram excelentes. Visitamos todos os locais , inclusive alguns pagos e ficamos espantados com o fato de que nenhum lugar aceita dar desconto da lei do estudante.

  3. Aila Oliveira
    | Responder

    olá, queria uma informação sobre o evento que será em 23 de março em Gramado, vale a pena comprar fantasia? ou é somente para grupos especificos? onde é realizado esse evento? obrigada

  4. Deise Gomes
    | Responder

    Estou com viajem marcada par esse belíssimo lugar com minha família em Novembro.As dicas foram maravilhosas. Parabens

  5. wilmadivioto
    | Responder

    Ai que delicia, já fui a Gramado, porem retorno novamente agora em Junho 2017, com olhos para ficar. Pretendo morar na cidade e ver o que farei 🙂

  6. Edmara
    | Responder

    Boa noite Emílio! Irei com meu marido pela primeira fez a Gramado e com suas dicas será mais fácil. Obrigada por facilitar a vida dos viajantes.

Deixe uma resposta