» » Gramado em outubro: O que fazer para aproveitar sua viagem ao máximo

Gramado em outubro: O que fazer para aproveitar sua viagem ao máximo

postado em: Blog | 2
Gramado em Outubro: Hortênsias do Lago Negro

Se você vai viajar para Gramado em outubro e quer saber o que fazer nessa época, esse post vai te ajudar com algumas dicas para aproveitar melhor a cidade.

Outubro em Gramado ainda é considerado um mês de baixa temporada, então você consegue preços de hotéis (e até de passeios) bastante acessíveis. A cidade estará mais tranquila e é possível fazer passeios e outras atividades sem se preocupar com filas.

E você estará na primavera, quando as hortênsias começam a florescer e emprestam sua beleza à cidade, com seus tons cerúleos que enchem de alegria o coração de turistas e moradores.

A alternância entre azaleias (no frio) e hortênsias (no calor) faz com que Gramado pareça duas cidades diferentes – e, é claro, você precisa viajar para lá nessas duas estações para apreciar de perto essas belezas.

Veja abaixo as principais dicas para quem vai viajar para Gramado em outubro.



Qual a temperatura de Gramado em outubro?

Gramado em outubro tem temperaturas mais amenas e agradáveis.

Se você está em busca do famoso frio de Gramado, lamento lhe desapontar, mas em outubro a primavera já chegou e aqueles dias de temperaturas negativas e expectativas de neve ficaram lá para trás, entre julho e agosto.

A temperatura de Gramado em outubro é mais amena, ficando entre 24C° (de dia) e 12C° (à noite), mas dependendo de condições climáticas adversas, pode haver dias quentes próximos de 30C°. E, é claro, chuvas são esperadas.

O que vestir em Gramado em outubro?

Esqueça os pesados casacos, cachecóis, botas e luvas. A primavera em Gramado, apesar de ainda ter seus dias mais frios, não exige roupas tão pesadas.

Prefira calças jeans e malhas finas (com jaquetas se estiver mais frio) para usar durante o dia. As caminhadas e passeios a céu aberto ficarão mais agradáveis sem tantas peças de roupa – e, claro, são menos coisas para levar na mão se esquentar.

Se quiser garantir, recomendo levar na mala um conjunto de roupas de frio, caso a temperatura caia ou para usar em combinações para sair à noite. Mas, por favor, não exagere.

Quais os melhores lugares para visitar em Gramado em outubro?

Snowland: Ótima opção de passeio em Gramado em outubro.

Se você já visitou Gramado na alta temporada, sabe que às vezes conseguir entrar em algum parque ou em determinado restaurante pode ser uma tarefa árdua. A cidade fica cheia e parece que todos resolveram ir ao mesmo tempo nos mesmos lugares – isso é normal em cidades turísticas.

Se você for viajar para Gramado em outubro, aproveite para ir aos lugares mais procurados pelos turistas – com a vantagem de não ter que esperar horas em filas e nem se acotovelar com ninguém.

Nesse quesito, é claro que o Snowland (www.snowland.com.br) deve estar no seu roteiro. O famoso parque de neve de Gramado (e uma das principais atrações turísticas da cidade desde 2013) é muito concorrido. Mas durante a baixa temporada, é mais fácil de entrar para esquiar e brincar na neve.

Também recomendo vivamente caminhadas no Lago Negro e no Lago Joaquina Rita Bier para quem está em busca de paz e tranquilidade. Experimente ir de manhã cedo, antes das 08h, para sentir a paz desses lagos e absorver o ar puro e revigorante da serra. Se tiver sorte, você estará sozinho ali nesse horário, e o único ruído que ouvirá será o som dos seus próprios passos – acredite, essa sensação é mágica e indescritível.

Não deixe de visitar também a Aldeia do Papai Noel, o Reino do Chocolate e o recentemente aberto Mundo de Chocolate. Obviamente, o Mini Mundo precisa estar no seu roteiro, independente da época em que for viajar.

Caminhadas sem pressa pela Av. Borges de Medeiros e pelas ruas São Pedro e Garibaldi também são uma ótima opção de lazer. Não apenas para compras e refeições, mas para contemplar a bela arquitetura da cidade.

Quais os passeios recomendados para fazer em Gramado em outubro?

Tour Rural Linha Bella: Um retorno às raízes coloniais no interior de Gramado.

Partindo do mesmo princípio de baixa temporada e menos aglomeração de turistas, você pode optar pelos passeios mais requisitados, onde as chances de evitar filas são muito maiores. Nesse ponto, é inegável que os passeios como o Tour Uva e Vinho com Passeio de Maria Fumaça (www.dicasdegramado.com.br/tour-uva-vinho-passeio-maria-fumaca) e o Tour Rural Linha Bella (www.dicasdegramado.com.br/tour-rural-linha-bella) são obrigatórios.

Outubro é um mês excelente para fazer esses passeios, pois não está nem frio demais e nem calor demais, o que torna a experiência muito agradável – especialmente no Tour Linha Bella, onde os visitantes conhecem o interior de Gramado e as casas de famílias que mantêm vivas suas raízes coloniais, sendo um passeio que é feito em grande parte a céu aberto.

Onde comer em Gramado em outubro?

Restaurante Divino em Gramado: Elegância e sofisticação em um ambiente que não dá vontade de ir embora.

Não há uma recomendação certa para isso. Dependerá mais da sua preferência. A vantagem de outubro é que os restaurantes mais ‘badalados’ estarão mais vazios, como o elegante Divino (www.divinogramado.com.br), localizado bem no centro da cidade. Para quem busca uma gastronomia sofisticada, o Bouquet Garni (www.bouquetgarnigramado.com.br) é altamente recomendado, juntamente com o La Caceria (www.casadamontanha.com.br).

Cantinas como a Casa DiPaolo (www.dipaolo.com.br), Pastacuitta (www.pastasciutta.com.br) e Per Voi (www.pervoigramado.com.br) são ótimas opções para o almoço.

Como as noites de Gramado em outubro ainda são mais frias, fondues podem fazer parte da sua escolha sem problema. Recomendo vivamente o Belle Du Valais (www.belleduvalais.com.br), Le Petit Clos (www.lepetitclos.com.br) e Sabor de Famille (www.facebook.com/sabordefamille).




Espero que essas dicas ajudam a tornar sua viagem para Gramado em outubro ainda melhores. E você quiser compartilhar suas próprias dicas aqui no blog, participe com suas indicações nos comentários abaixo.

Comente pelo Facebook

comentarios

Seguir Emilio Calil:

Jornalista, escritor e designer. Fundador do LifeBreak, apaixonado por tecnologia e pela Serra Gaúcha. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa. O resto você descobre aqui: www.emiliocalil.com

2 Respostas

  1. Dalton Ogasawara
    | Responder

    Valeu pelas dicas! Irei no dia 6 de outubro com uma amiga.

  2. Plínio Zappa
    | Responder

    Obrigado pelas dicas…Tirou todas as minhas dúvidas..

Deixe uma resposta