» » O que fazer em Gramado: Conheça os passeios obrigatórios

O que fazer em Gramado: Conheça os passeios obrigatórios

postado em: Blog | 1
O que fazer em Gramado e Canela

Vai viajar para a Serra Gaúcha e gostaria de saber o que fazer em Gramado e Canela? Então este post vai te ajudar bastante. Preparei estas dicas para que você possa organizar o seu roteiro e saber o que fazer, onde comer e quais os melhores passeios para quem está indo pela primeira vez para Gramado.

A emoção de conhecer Gramado começa logo na saída de Porto Alegre, subindo a Serra Gaúcha. Aos poucos a paisagem da cidade grande, repleta de aço e concreto, começa a dar lugar a cenários bucólicos e simples, enchendo o seu coração de paz e serenidade. Pequenas casinhas na beira da estrada despontam durante o trajeto enquanto você atravessa várias cidades. É possível vislumbrar alguns amontoados dessas casas, formando pequenos povoados. Deixe a sua mente viajar pelo cenário: Quem mora ali? Como é a vida dessas pessoas? Acredite, se souber aproveitar, as quase duas horas do percurso já serão um ótimo passeio.

Por fim, a travessia dos famosos pórticos da cidade anuncia a sua chegada na cidade. E aí vem a pergunta: O que fazer em Gramado? Para ter essa resposta, veja a seguir algumas dicas que vão te ajudar a aproveitar melhor seus dias em Gramado e Canela.



O que fazer em Gramado: Principais lugares para visitar

A vantagem de quem ainda não conhece Gramado está na enorme quantidade de opções de parques, museus e muitos lugares fantásticos para conhecer – e isso é ótimo, porque a sensação de descoberta e surpresa, unidas à ansiedade, criam a atmosfera perfeita para desfrutar plenamente a cidade.

Mas isso também pode ser um problema se você tiver que escolher os principais. Quais os melhores lugares para visitar em Gramado? O que você não pode deixar de ver? Para responder a essas perguntas, aqui estão algumas dicas de lugares imprescindíveis para quem não sabe o que fazer em Gramado e está indo para lá pela primeira vez. Considerei aqui uma viagem de 5 dias, período em que é possível visitar todos esses lugares.

Avenida Borges de Medeiros

O que fazer em Gramado: Av. Borges de Medeiros

A Av. Borges de Medeiros é avenida principal de Gramado, considerada um verdadeiro shopping a céu aberto (falo bastante dela aqui). É impossível ir a Gramado e não passar pela Borges. Repleta de belíssimas construções em estilo alemão, a avenida esbanja charme e requinte, além de abrigar algumas das melhores lojas e restaurantes da cidade. Mesmo que compras não façam parte do seu roteiro, uma caminhada tranquila pela avenida é algo que deixa o coração mais alegre.

Rua Coberta

O que fazer em Gramado: Rua Coberta

A Rua Madre Verônica (mais conhecida como Rua Coberta) está localizada bem no centro da cidade. Ela liga a Avenida Borges de Medeiros à Rua Garibaldi. É uma rua charmosa que concentra muitas lojas e ótimos restaurantes – ótima opção de almoço para todos os gostos bolsos. Ao visitar a Rua Coberta você tem acesso fácil a outros pontos turísticos famosos de Gramado, como a Praça Major Nicoletti, a Igreja Matriz de São Pedro e o Palácios dos Festivais (bem em frente da rua), onde é realizado o famoso Festival de Cinema de Gramado. Além disso, ela é uma ótima opção de passeio em dias de chuva.

Lago Negro

O que fazer em Gramado: Lago Negro

Não importa quantos lugares fantásticos Gramado ofereça, o Lago Negro sempre será o meu favorito (dou mais detalhes dele aqui). Um dos principais cartões-postais de Gramado, o Lago Negro é absolutamente um passeio obrigatório para quem vai a Gramado (nem pense em não ir). Impossível segurar as lágrimas ao contemplar a sensação de paz e serenidade do lago, margeado por belíssimos pinheiros que conferem uma exuberância quase etérea à paisagem. É um lugar para voltar várias vezes.

  • Onde: Rua A. J. Renner – Bairro Planalto/Lago Negro – Gramado/RS.
  • Horário: O lago fica aberto 24h por dia. Os pedalinhos (pagos) funcionam das 8h30 às 19h.

Mini Mundo

O que fazer em Gramado: Mini Mundo

O Mini Mundo (www.minimundo.com.br) é um parque temático repleto de miniaturas perfeitas de construções famosas de todo o mundo, em especial castelos e ruas da Alemanha. É um lugar mágico que encanta crianças e adultos. A perfeição das miniaturas, o cuidado com cada detalhe e a ótima atmosfera do parque atraem milhares de turistas todos os anos – eles sempre têm algo novo para exibir.

  • Onde: Rua Horácio Cardoso, 291, Bairro Planalto – Gramado/RS
  • Horário: Todos os dias das 09h15 às 17h
  • Ingressos: Verificar valor no site

Reino do Chocolate

O que fazer em Gramado: Reino do Chocolate

O Reino do Chocolate (www.oreinodochocolate.com.br) é um passeio obrigatório para quem vai a Gramado. É tanto uma diversão quanto uma aula de história. Os visitantes entram em uma “máquina do tempo” que conta toda a história e origem do chocolate, desde o cultivo do cacau pelos astecas até o doce que nós conhecemos hoje. E no fim, você tem toda a loja da Caracol Chocolates para matar sua vontade – unindo diversão e compras num mesmo passeio.

  • Onde: Av. das Hortênsias, 5382, Estrada Gramado-Canela/RS
  • Horário: Domingos às Sextas-feiras, das 8h30 às 18h30 | Sábados e Feriados, das 8h30 às 19h30

Parque do Caracol

O que fazer em Canela: Parque do Caracol

O Parque do Caracol (falo mais dele aqui) é um belíssimo parque em Canela localizado entre áreas de mata de araucárias com várias atividades de lazer e contato com a natureza. A grande atração é a Cascata do Caracol, que despenca em queda livre de 131 metros. Para quem ama ecoturismo e contato com a natureza, é um passeio revigorante.

  • Onde: Estrada do Caracol (RS 466), Km 0 – Canela/RS
  • Horário: Seg. à sex das 8h45 às 17h45 | Sab., Dom e Feriados das 8h45 às 18h
  • Ingressos: Verificar valor no site

Snowland

O que fazer em Gramado: Snowland

Snowland (www.snowland.com.br) é o primeiro parque de neve indoor da América Latina e um grande sucesso de público. Já falei dele neste post. Grande atração de Gramado desde setembro de 2013, é um dos parques mais procurados pelos turistas o ano inteiro.

  • Onde: Rodovia RS-235 – 9009 (estrada Gramado/Nova Petrópolis) – Bairro Carazal
  • Horário: Domingos a quintas: das 9h às 18h | Feriados, sextas e sábados: das 9h às 22h.
  • Ingressos: Verificar valor no site



O que fazer em Gramado: Lugares para comer

Se você está procurando dicas de restaurantes em Gramado, considerando que vai viajar para lá pela primeira vez, acredito que o importante é conhecer um pouco dos principais pontos gastronômicos da cidade. Você não pode deixar de ir à uma sequência de fondue, um café colonial, um bistrô, uma casa de doces e chocolates e – óbvio – uma churrascaria.

Casa da Velha Bruxa

O que fazer em Gramado: Casa da Velha Bruxa

A Casa da Velha Bruxa é uma lanchonete tradicionalíssima em Gramado (falei bastante sobre ela neste post). É ideal para um lanche, uma sobremesa ou um chocolate quente. Impossível recomendar um único prato, pois tudo ali é sensacional. Totalmente obrigatória se você ainda não conhece Gramado.

  • Onde: Av. Borges de Medeiros, 772 – Gramado/RS
  • Horário: Segunda das 14h às 21h30 | terça a domingo das 11h30 às 22h

Bistrô Josephina

O que fazer em Gramado: Bistrô Josephina

Se o Lago Negro é meu passeio favorito em Gramado, o Josephina é meu restaurante favorito na cidade (já falei dele aqui). Um simpático e aconchegante bistrô localizado bem no centro de Gramado, que garantirá ótimos momentos aos seus clientes. Seja para uma sopa em dias frios ou um simples café à tarde, você precisa ir ao Josephina quando estiver em Gramado.

  • Onde: Rua Pedro Benetti, 22 – Centro – Gramado
  • Horários: Aberto de terças a domingos, das 11:30 às 23:00

Bela Vista Café Colonial

O que fazer em Gramado: Bela Vista Café Colonial

O Bela Vista (www.belavista.tur.br) é o primeiro e mais tradicional café colonial do Brasil. Funciona assim: Constitui-se de uma mesa farta composta de alimentos como pães variados, manteiga, queijos, chimia, bolos, presunto, embutidos, leite, café, chocolate quente, vinho, salsicha bock, cuca, carne de porco, rosca de polvilho, biscoitos, keschmier e mel, entre outros. A maioria dos produtos é artesanal. O valor é cobrado por pessoa e a reposição dos pratos é à vontade. Se for a sua primeira vez em Gramado, ir a um café colonial é obrigatório.

  • Onde: Av. das Hortênsias, 3500 – Estrada Gramado-Canela – Gramado/RS
  • Horário: Seg. a sex das 11h às 23h | Sab., Dom e Feriados das 10h às 23h

Noite Gaúcha

O que fazer em Gramado: Noite Gaúcha

Jantar realizado na Churrascaria Garfo e Bombacha, famosa pela qualidade do churrasco e pela beleza do ambiente, cuja rusticidade remete à autêntica tradição gaúcha. Após o jantar, assistirá um espetáculo de dança com um dos melhores grupos folclóricos do Rio Grande do Sul. » Para reservar este jantar, clique aqui.

Espero que essa lista ajude você a decidir o que fazer em Gramado. É claro que existem muitas outras opções. Por exemplo, aqui dou dica de 9 passeios gratuitos em Gramado. E aqui falo das melhores dicas de Gramado para quem vive nas regiões quentes do país.

E você? Já esteve em Gramado? Quais são os passeios e restaurantes que você recomendaria para a família e amigos? Compartilhe suas dicas aqui, é só deixar seu comentário abaixo!

Veja mais dicas de Gramado:

Comente pelo Facebook

comentarios

Seguir Emilio Calil:

Jornalista, escritor e designer. Fundador do LifeBreak, apaixonado por tecnologia e pela Serra Gaúcha. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa. O resto você descobre aqui: www.emiliocalil.com

Uma resposta

  1. Patricia Bozza Faustin
    | Responder

    Vejá isso Luciano Kopcenski Faustin !!!

Deixe uma resposta