» » As sensações e emoções do Tour Uva e Vinho e passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha

As sensações e emoções do Tour Uva e Vinho e passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha

postado em: Blog | 0
As sensações e emoções do Tour Uva e Vinho e passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha

Retornar ao passado, a uma época mais simples e rústica, onde o tempo escoava mais devagar e não havia todo o stress e correria da vida cotidiana. Partilhar risadas, brincadeiras e alegres músicas italianas enquanto você percorre as belas paisagens da Serra Gaúcha a bordo de uma Maria Fumaça com uma taça de espumante em punho. A diversão e o turbilhão de emoções que inundam a mente são, sem dúvida, os principais resultados de quem faz o Tour Uva e Vinho com Passeio de Maria Fumaça.




O passeio de Maria Fumaça com visita a vinícolas na Serra Gaúcha é um dos mais procurados por quem visita Gramado e Canela. E, de fato, ele oferece um dos melhores momentos da sua viagem, com contato direto com a cultura que permeia toda a região desde a sua colonização. Fazer esse passeio é poder viajar para o passado. É ver construções antigas, ruas singelas e paisagens verdejantes. É ouvir o nostálgico apito do trem e o som da locomotiva enquanto ela atravessa lentamente as cidades da Serra. É sentir o aroma do ar puro e da vegetação típica local, e saborear bons vinhos e espumantes nas vinícolas.

Eu recebo diariamente muitos e-mails de pessoas interessadas nesse passeio – é de longe o mais buscado no site. Muitos questionam valores (uns acham caro, outros já reservam logo para toda a família), outros querem saber a duração, datas disponíveis, etc., mas o que é preciso entender sobre esse passeio é o valor que ele possui – o que é completamente diferente de ‘preço’.

O Tour Uva e Vinho é a sua chance de voltar no tempo e passar um dia inteiro completamente fora da sua realidade cotidiana, longe de tudo o que você está acostumado. É a oportunidade mergulhar em memórias e sensações que encherão seu coração de uma alegria impossível de descrever em palavras – mas, mesmo assim, vou tentar.

Resolvi escrever este post para ajudar a quem nunca fez o passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha a ter uma noção do que o espera. E, para quem já fez, é uma maneira de reviver as emoções para convidar a fazer esse tour novamente ao lado de alguém que ainda não fez.

Ao contrário do que muitos podem pensar, esse passeio não é feito em Gramado. Ele percorre outras cidades da Serra Gaúcha como Nova Petrópolis, Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa.

Este é um passeio de um dia inteiro. A agência pega você pela manhã no hotel (em Gramado ou Canela) e faz um primeiro tour por vinícolas e lojas. Depois, você será levado para a plataforma do trem, em Bento Gonçalves, de onde sairá com a Maria Fumaça. Vou explicar melhor isso no decorrer deste artigo.




Tour Uva e Vinho: Passeio pelas vinícolas

Vinícola Aurora: Degustação e aprendizado sobre vinhos.

O passeio começa logo pela manhã, com o ônibus da agência vindo pegar você na porta do hotel. De lá, começa a deliciosa jornada do seu passeio, onde você passará por algumas cidades da Serra Gaúcha. É importante destacar que alguns destinos e paradas deste passeio podem variar de acordo com a agência escolhida ou com o pacote comprado.

A primeira parada ocorre em Bento Gonçalves, onde você entrará no Vale dos Vinhedos e conhecerá vinícolas famosas como Aurora, Miolo, Tonet ou outras. A vinícola visitada dependerá do roteiro preestabelecido pela agência. Se você quiser fazer um passeio exclusivo por mais de uma vinícola, envie um e-mail para [email protected] e solicite mais informações a respeito.

Nas vinícolas você terá a oportunidade de conhecer de perto o processo de produção e armazenamento dos vinhos, bem como os diversos tipos de uvas utilizadas em cada vinho. Haverá uma degustação de vinhos, onde você aprenderá um pouco mais sobre a apreciação e harmonização dessa bebida. É uma ótima chance de aprofundar seus conhecimentos de enologia e, depois, exibir o que aprendeu para os amigos e familiares.

Vinho envelhecendo solenemente dentro dos barris.

Percorrer os enormes corredores de tonéis de carvalho sob baixa iluminação é uma experiência única. Em meio a todos aqueles barris na penumbra, você se pega sussurrando com outras pessoas, como se tivesse receio de atrapalhar o vinho que ali repousa enquanto envelhece.

Essa também é uma ótima oportunidade para compras. Praticamente toda vinícola tem uma loja de fábrica que oferece vinhos, espumantes e sucos de uva a preços convidativos. Cuidado apenas para suas sacolas não ficarem pesadas demais, pois o passeio está apenas começando.

Tour Uva e Vinho: Visitas a lojas

Loja da Tramontina em Carlos Barbosa.

Visita à loja da Tramontina

Das vinícolas, você rumará para a cidade de Carlos Barbosa. Uma vez ali, o programa padrão é visitar a loja de fábrica da Tramontina com outra oportunidade de fazer compras, mas é importante ter em mente duas coisas:

1) Muitos visitantes acham os preços de algumas peças mais caras do que nas lojas de suas cidades. Isso se deve ao fato de que os produtos na loja da Tramontina são de uma linha superior (ou Classe A, ou Premium, se preferir) às dos produtos convencionais vendidos em lojas e shoppings do país.

2) Verifique com seu guia de viagem as regras para compra de facas e cutelaria, pois alguns produtos não poderão ser levados na bagagem do avião e deverão ser despachados separadamente.

Visita à loja Fetina de Formaio

Aline e eu pagando mico em frente à loja Fetina de Formaio.

Ainda em Carlos Barbosa, logo em frente à Tramontina, você conhecerá a loja Fetina de Formaio, especializada em queijos, vinhos, salames, geleias e outras delícias. À porta da loja, não perca a oportunidade de tirar uma foto com o divertido casal que faz uma enorme festa com os turistas. Sim, você vai ‘pagar um mico’ na foto, mas vale a pena.

Dentro da loja você tem uma explosão de sensações. O visual típico e alaranjado da loja, com mesas de madeira e prateleiras de alvenaria nos remete aos antigos empórios de outra época. O burburinho dos turistas e vendedores praticamente convida a explorar a loja e olhar com calma os produtos. E o aroma dos queijos que permeia o ambiente completa a sensação mágica de estar em algum lugar bem longe da sua realidade.

Interior da loja Fetina de Formaio: Só estando lá para ter noção do aroma fantástico dessa loja.

Aproveite o tempo na cidade também para explorar outras lojas e ruas – apenas não se afaste demais ou poderá perder a saída do ônibus.




Passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha

Passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha

Por fim, chega o momento da grande vedete do dia: o passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha. Retornando para Bento Gonçalves, você será levado para a estação de trem, onde a locomotiva da Maria Fumaça aguarda todos os visitantes. Se durante a visita às vinícolas e lojas você não confraternizou e não fez amizade com outros turistas – o que acho impossível – este é o momento de unir-se às risadas e empolgação com todas as outras pessoas que estão com você no passeio.

É claro que a foto clássica em frente à locomotiva não pode faltar.

Então, lentamente, como um gigante barulhento despertado de seu sono, a Maria Fumaça começa a se aproximar da plataforma. A imponência de seu tamanho chama a atenção de imediato, enquanto o som de suas rodas e da caldeira faz com que nos sintamos em algum filme de época. E a sensação de entrar no vagão, sentindo a textura dos bancos e cheiro peculiar de seu interior faz com que sua mente se perca em algum momento do passado. Tudo ali está perfeitamente preservado e conservado.

Paisagens como esta passarão lentamente por você enquanto percorre a Serra Gaúcha de trem.

Para tornar a partida ainda melhor, todos os visitantes receberão uma pequena taça com a qual encherão de vinho ou espumante, para ‘animar’ a viagem. Tudo isso ao som de divertidas e clássicas músicas italianas tocadas ao vivo lá na plataforma.

Com todos a bordo e devidamente instalados, é hora da partida. A uma velocidade média de 20 Km/h, o trajeto leva entre uma hora e meia a duas horas para ser completado. Deslizando devagar pela Serra Gaúcha, você terá a oportunidade de atravessar belas paisagens verdejantes. Pequenas cidades aparecem e somem diante dos seus olhos, fazendo você imaginar se o progresso chegou naquele lugar.

Uma das fotos que tirei de dentro do trem e que mais me emocionam: O passado acena para a nossa passagem entre as cidades da Serra Gaúcha.

Aproveite para tirar muitas fotos e filmar o que puder. Serão recordações valiosas. A Maria Fumaça fará uma rápida parada em Garibaldi, onde você poderá esticar um pouco as pernas (e encher novamente sua taça de vinho). Mais música italiana estará à sua espera, animando e divertindo os visitantes. Risadas e brincadeiras podem ser ouvidas a todo o momento.

Fuja um pouco da multidão na plataforma do trem e vá para a parte de trás da estação de Garibaldi. Uma sensação de nostalgia lhe tomará de imediato ao olhar as ruas de paralelepípedo com a grama saindo por entre os blocos. O silêncio, a calma da cidade e o cenário farão você acreditar que está em alguma cena de Cinema Paradiso.

Dentro do trem, músicas e atividades teatrais contagiam os visitantes. Nesta foto, fui tirado para dançar com uma bela donzela.

De lá, você rumará para a etapa final do passeio de trem. Mais um trecho com belas paisagens e lindas casinhas saídas de contos de fadas esperam por você. Durante o trajeto, acontecem apresentações de danças típicas e músicas italianas dentro dos vagões. Impossível não entrar no clima e se divertir.

Parada em Nova Petrópolis

Depois da última parada do trem, o ônibus estará esperando você para levá-lo de volta para o hotel. No trajeto, você fará uma parada em Nova Petrópolis para conhecer o Labirinto Verde e a loja da Dakota. Já falei muito desses lugares (e outros) em um post exclusivo sobre Nova Petrópolis que você pode ler aqui.

Espero que este post tenha conseguido transmitir um pouco das sensações do Tour Uva e Vinho e do Passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha. Claro, palavras não podem substituir a experiência real, mas acredito que possam motivar quem estava em dúvida. No final deste post, assista a um vídeo do passeio de Maria Fumaça com pequenos trechos das paradas e das apresentações musicais nas estações.

Se bateu a vontade de fazer esse passeio, o blog Dicas de Gramado tem uma parceria com a Exclusive Turismo, respeitada agência de turismo local, que pode lhe oferecer uma experiência incrível. Clique no botão abaixo para garantir seus ingressos.

Vídeo: Passeio de Maria Fumaça na Serra Gaúcha

Veja mais dicas de Gramado:

Comente pelo Facebook

comentarios

Seguir Emilio Calil:

Jornalista, escritor e designer. Fundador do LifeBreak, apaixonado por tecnologia e pela Serra Gaúcha. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa. O resto você descobre aqui: www.emiliocalil.com

Deixe uma resposta