» » Outono em Gramado: A beleza e as sensações dessa estação

Outono em Gramado: A beleza e as sensações dessa estação

postado em: Blog | 0

De 20 de março a 21 de junho o outono toma conta de Gramado. Conheça as sensações dessa temporada na Serra Gaúcha e dicas do que vestir, passeios e restaurantes.

Descubra a beleza e as sensações do outono em Gramado



Aos poucos as cores começam a mudar. As árvores despem-se do verde vivo para se vestirem de vermelho e dourado, com seus semitons ocres e carmins – não é contraditório que cores quentes anunciem a chegada de dias mais frios?

A mudança da tonalidade também é perceptível nas ruas da cidade, que ficam mais ‘desbotadas’. É como se Deus diminuísse a cor da paisagem com um controle remoto, como fazemos com a TV. Tudo isso cria um espetáculo visual único que inunda os olhos e a alma.

Com sorte, você ainda presencia a chegada de uma neblina ou nevoeiro, que se encarregam de expulsar de uma vez por todas o ar abafado remanescente dos últimos dias do verão e conferem ao cenário ares europeus. Chuvas também são esperadas nesse período – você sabe, as ‘águas de março’.

Um silêncio solene começa a tomar conta da cidade. O som dos pássaros e de alguns animais aos poucos se tornam esquecidos. É chegada a época do recolhimento, da introspecção, da renovação. Se você se dispuser a caminhar de manhã bem cedinho ou tarde da noite, é possível que o único som que ouça seja o dos seus próprios passos – essa sensação é impossível de descrever, só vivenciando para entender o significado.

Caminhadas em dias de outono em Gramado: Uma experiência indescritível

O cheiro da relva úmida permeia o ar, misturado ao cheiro da lenha queimada nas primeiras lareiras acesas e dos bolos e cucas assando no forno. O outono na Serra Gaúcha é definitivamente um espetáculo para todos os sentidos. E no decorrer deste texto vou te ajudar a aproveitar ao máximo essa estação durante a sua estadia em Gramado.

Qual a temperatura do outono em Gramado?

Conheça a temperatura do outono em Gramado.



O outono na Serra Gaúcha traz os primeiros dias frios do ano. A temperatura não chega a cair muito, mas já é possível desfrutar daquele ‘friozinho gostoso’ tão desejado em nosso país tropical. A temperatura de Gramado em março é uma mescla de fim de verão com alguns dias mais frios – você terá máximas de 24° e mínimas de 12°.

A temperatura de Gramado em abril já começa a cair um pouco mais, com máximas de 22° e mínimas de 12°.

A temperatura de Gramado em maio dá seus primeiros sinais de queda, com máximas de 20° e mínimas de 9°, quando o outono atinge seu ápice.

E, por fim, a temperatura de gramado em junho anuncia a chegada do inverno, com máximas de 15° e mínimas de 6°. Este é o início da alta temporada, também.

Claro, todas essas previsões são estimativas. Elas variam de ano para ano, dependendo de fenômenos climáticos e outros fatores. Mas você já pode ter uma noção do que esperar na época da sua viagem.

O que vestir em Gramado no outono?

O que vestir em Gramado no outono: Fiero




Com certeza você já se pegou pensando no que levar para Gramado no outono. O que vestir? Qual o look de Gramado nessa estação? Acredito que vai concordar comigo quando digo que outono é elegância. É a estação onde podemos nos vestir melhor no frio, sem precisarmos de pesados casacos, luvas ou gorros.

Na maioria dos dias, uma jaqueta, malha, calça jeans e bota são mais do que suficiente. Cachecóis são ótima opção para dias mais frios. Se a temperatura cair muito à noite – o que é comum – você pode levar algumas peças de roupa mais apropriadas para o frio. Mas sem exagero: um casaco comprido ou até mesmo blusas térmicas manterão você bem aquecido sem maiores preocupações.

Caso você não tenha roupas apropriadas, eu costumo recomendar as roupas da Fiero, um grande parceiro do blog. São roupas próprias para o frio e extremamente leves, o que aumentam o conforto e dão um toque de classe ao seu visual. Muitos leitores já compraram as roupas deles e puderam curtir o frio de Gramado sem preocupações. Para conhecer a linha de produtos da Fiero, é só clicar aqui.

Serra Gaúcha no outono: Passeios e restaurantes para todos os gostos

Serra Gaúcha no outono: Passeios e restaurantes para todos os gostos

No outono já começamos a pensar em vinhos, fondues e chocolates. Além disso, passeios e caminhadas tornam-se muito mais prazerosos.

Imagine-se deslizando sem pressa pela apaixonante Avenida Borges de Medeiros: você enrola o cachecol no pescoço, coloca as mãos nos bolsos (ou na cintura da sua companhia) e sai para andar sem destino certo, sentindo um friozinho agradável no rosto enquanto sua maior preocupação é decidir entre parar ali na frente para um chocolate quente ou ir até aquela esquina tomar um café. As lojas e restaurantes adquirem uma tonalidade mágica sob o pôr-do-sol outonal. E aos poucos você começa a observar a fumaça das lareiras surgindo nos telhados, sussurrando palavras de conforto que deslizam no vento frio do entardecer.

Para uma experiência ainda mais fantástica, experimente andar pela Rua Horácio Cardoso e nas ruas que ladeiam o belo Lago Negro. As folhas secas no chão e o tom avermelhado das árvores lhe transportarão para uma outra realidade e farão seu coração bater mais forte. Aliás, o próprio Lago Negro no outono fica ainda mais encantador.

Outono em Gramado: As folhas secas no chão e o tom avermelhado das árvores lhe transportarão para uma outra realidade.

E por que não de dar um pulo na Casa do Colono para provar pães e pinhões? Nas noites, que já estão mais geladas, fondues ou sopas são ótimas opções para o jantar. O importante é refestelar-se em algum lugar, pedir algo absurdamente delicioso e relaxar curtindo a tranquilidade da cidade.

Recomendo vivamente ir até Canela e fazer uma parada no Castelinho Caracol para um soberbo apfelstrudel acompanhado de fumegante chá de maçã. De lá, você pode rumar para o Parque do Caracol, que conta com cachoeira, trilhas e uma escadaria de 960 degraus para quem gosta de desafios e aventura.

Para os apreciadores de vinhos, é possível dar um pulo na vitivinícola Jolimont, ainda em Canela, que oferece visitas guiadas e gratuitas, além de uma belíssima paisagem e degustação. Você também pode fazer um minicurso na Vinícola Miolo, em Bento Gonçalves, com duas horas de duração, que inclui um Manual do Vinho Miolo, noções de harmonização e análise sensorial.

Se estiver viajando com a família, opte por parques como o Alpenpark, que oferece opções de arvorismo, tirolesa, montanha russa e cinema 4D para entreter a garotada. Outra opção é visitar o GramadoZoo, complexo com 1,8 km de extensão a 5 km do centro da cidade. E, é claro, ninguém pode deixar de ir ao Snowland para esquiar e brincar na neve.

Os amantes do chocolate encontram em Gramado tudo o que precisam para saciar suas vontades. Para facilitar sua vida, já publiquei uma lista com as melhores lojas de chocolate de Gramado.

E já que mencionei fondue nos parágrafos acima, vamos explorar melhor essa delícia? Gramado está repleta de excelentes restaurantes de fondue – para todos os gostos e bolsos. Você pode passar momentos inesquecíveis no requintado Belle Du Vallais ou curtir uma sequência de fondue no Sabor de Famille.

Reserva de hotel em Gramado no outono

Reserve seu hotel para curtir Gramado no outono.

Apesar de ainda não ser alta temporada, o outono em Gramado já começa a atrair muitos visitantes, especialmente por causa do feriado de Páscoa e pela Festa do Colono. Assim, reservar um hotel em Gramado pode não ser algo tão simples. Por isso, aconselho desde já: faça sua reserva online o quanto antes para garantir uma boa hospedagem. Para isso, basta clicar no botão abaixo, selecionar a data da sua viagem e ver a disponibilidade dos hotéis.

QUERO RESERVAR MEU HOTEL EM GRAMADO

Se quiser, você pode optar pelo aluguel por temporada em Gramado. Há muitas vantagens nesse tipo de hospedagem e é fortemente recomendada para quem já visitou a cidade mais de uma vez. Para reservar um apartamento por temporada em Gramado, é só clicar aqui.

O outono em Gramado é a época de suspirar, de se alegrar com pequenos detalhes e com as paisagens fantásticas que a cidade oferece. É o momento de estar com quem você ama, trocando olhares de cumplicidade e paixão.

Espero que essas dicas tenham ajudado a organizar o seu roteiro de viagem. Gramado no outono é incrível e você precisa conhecer a cidade nessa época. Anote seus lugares favoritos, escolha os restaurantes que mais lhe agradam, reserve seu hotel e boa viagem!




Veja mais dicas de Gramado:

Comente pelo Facebook

comentarios

Seguir Emilio Calil:

Jornalista, escritor e designer. Fundador do LifeBreak, apaixonado por tecnologia e pela Serra Gaúcha. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa. O resto você descobre aqui: www.emiliocalil.com

Deixe uma resposta