» » Caminhadas pela Av. Borges de Medeiros

Caminhadas pela Av. Borges de Medeiros

postado em: Blog | 7

Descubra os prazeres de uma deliciosa caminhada pela Av. Borges de Medeiros, em Gramado.

Av. Borges de Medeiros - Gramado/RS
Av. Borges de Medeiros – Gramado/RS

Não posso deixar passar aqui no blog uma homenagem àquela que se tornou uma das razões pela qual minha esposa e eu nos apaixonamos por Gramado: a Avenida Borges de Medeiros. Parte do meu coração, eu o perdi nessa avenida anos atrás.

A Borges de Medeiros é uma das principais vias de Gramado e um de seus pontos turísticos e econômicos. Nela estão vários estabelecimentos que lhe conferem o status de ‘shopping a céu aberto’, além de ser palco de desfiles comemorativos, em especial no fim do ano, quando é decorada para receber o famoso Natal Luz. Além disso, a Borges também é palco da história do belo livro Uma Janela Para Nove Irmãos, sobre o qual publiquei aqui a crítica.

Av. Borges de Medeiros - Gramado/RS
Forte centro comercial e gastronômico, a Borges de Medeiros está repleta de opções para os visitantes.

A avenida abriga contrastes harmoniosos: Lojas e restaurantes de preços os mais variados estão à sua espera. Porém, o melhor de Gramado é grátis. Tudo o que você precisa fazer para se encantar é andar.

Procure páginas sobre Gramado no Facebook e verá incentivos diários a caminhadas pela avenida. Não é à toa, a cidade convida ao bater de pernas: Belas e coloridas construções em estilo bávaro despontam aqui e ali, enchendo os olhos e transmitindo a sensação de fazer parte de um cenário vivo, numa mescla de ar interiorano com elementos de luxo.

Caminhada na Borges de Medeiros - Gramado/RS
A bela e colorida arquitetura é um convite a caminhadas pela Borges de Medeiros.

Para qualquer lugar que você olhe, é lindo. Há um cuidado com detalhes e decorações que encanta. Se você está habituado à cinzenta correria de uma cidade como São Paulo, será tomado por um aperto no peito e um nó na garganta que o farão desejar que amigos e familiares estejam ali, desfrutando o momento ao seu lado – e no final das contas, acho que é isso o que eu faço quando escrevo sobre Gramado: quero que os leitores sintam o que eu sinto.

Av. Borges de Medeiros - Gramado/RS
Fora das altas temporadas, este é todo o ‘agito’ que você encontrará na Borges de Medeiros.

Gramado causa em mim um efeito curioso. Quem me conhece sabe que sou um introvertido assumido. Mas ali, cercado pela arquitetura da Borges, num frio agradável e sob um límpido céu azul, não poucas vezes me peguei puxando conversa com estranhos e me oferecendo para tirar fotos de turistas – nem minha esposa me reconhecia.

Entardecer na Borges de Medeiros - Gramado/RS
Em um entardecer como esse na Borges de Medeiros, deixe seu coração se perder pela avenida.

Claro, nem todo mundo vê Gramado como eu vejo. Seu estado de espírito ao viajar para lá definirá suas impressões. Para uns, será só mais uma cidade a se visitar. Para outros, um lugar caro para compras. Outros ainda ficarão alheios a toda a beleza.

Mas dispa-se de anseios, esqueça compras e passeios cronometrados. Apenas ponha-se a caminhar, tomando consciência de cada detalhe. Veja ali os belos adornos daquele banco. Repare no verde vivo dos canteiros da Borges. Retribua o sorriso que os lindos prédios lhe oferecem. Junte-se aos calmos habitantes lá na praça. Feche os olhos e sinta o que minha esposa apelidou de “o cheiro de Gramado“, uma mistura de ar puro, lenha queimada e fragrâncias das lojas de perfume e essências.

Pôr-do-sol na Av. Borges de Medeiros - Gramado/RS
Este pôr-do-sol espera todos aqueles que se dispõem a caminhar pela Borges de Medeiros.

Ergue teus olhos para os telhados alemães riscando o céu azul. Ali ao longe, a fumaça de uma lareira sussurra palavras de aconchego. Note como o fúlgido pôr-do-sol acaricia casas e avenidas com ternura e reverência. Contemple o anoitecer mágico, quando tudo assume uma coloração azul escura e as luzes douradas vão despontando aos poucos, feito um enorme brinquedo recém-ligado. Sente-se ali naquele banco da esquina por um momento e pense: Todo esse espetáculo não lhe custou um único centavo.

Anoitecer na Borges de Medeiros - Gramado/RS
O anoitecer mágico da Borges de Medeiros.

Dicas de lugares para visitar na Borges de Medeiros

Como nem só de contemplação vive o turista em Gramado, listo a seguir alguns lugares que valem uma visita. Quando você estiver andando pela Borges, conheça a Rua Coberta e a Casa da Velha Bruxa. Entre nas lojas de chocolate da Prawer, Lugano e Caracol – cada uma muito bem decorada e com produtos irresistíveis. Conheça a Casa do Colono, na Praça das Etnias, e compre produtos originários das colônias alemãs e italianas, como geleias, pães, salames, queijos e vários outros (ah, sim, eles só aceitam dinheiro vivo).

Praça Major Nicoletti - Gramado/RS
A bela e tranquila Praça Major Nicoletti, no centro de Gramado.

Caminhe pelo deck em frente ao Lago Joaquina Rita Bier e encante-se com a paisagem. Visite o Palácio dos Festivais, onde ocorre o Festival de Cinema de Gramado. Entre na encantadora loja Atelier da Marchetaria, que vende belíssimos enfeites e decorações – apesar dos preços um pouco salgados, você vai querer levar tudo. Pare um pouco na Praça Major Nicoletti para apreciar o movimento. Para mais compras, vá até ao belo Largo da Borges, um boulevard repleto de lojas, restaurantes e livrarias.

Av. Borges de Medeiros - Gramado/RS
Com belas arquiteturas, lojas e restaurantes, a Borges de Medeiros é um espetáculo para os olhos.

Se você for para Gramado, espero ter oferecido algumas boas dicas para seu proveito. E se estiver programando sua viajem para setembro de 2015, me avise. Quem sabe não nos esbarramos por lá?

Veja um vídeo da Av. Borges de Medeiros

Veja mais dicas de Gramado:

Comente pelo Facebook

comentarios

Seguir Emilio Calil:

Jornalista, escritor e designer. Fundador do LifeBreak, apaixonado por tecnologia e pela Serra Gaúcha. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa. O resto você descobre aqui: www.emiliocalil.com

7 Respostas

  1. Rebeca Senara
    | Responder

    Meu Deus, nunca vi Gramado ser descrito com tanta doçura.. Eu chorei ao ler. Acredita? Porque é exatamente a sensação que quero sentir, e mais que meu Noivo sinta, pois ele trabalha muito, é um pouco timido. Então escolhemos Gramado para nossa lua-de-mel em Setembro deste ano. Já posso ver que será inesquecível!!!!

    Você se importaria de me dar umas dicas? Ou me passar um e-mail que eu possa passar detalhado o que eu queria?

    Obrigada!!!

  2. Anônimo
    | Responder

    Que coincidência! Estarei em Gramado, com meu namorado, em setembro. Chegamos dia 10 e vamos embora dia 17. Quem sabe não nos esbarramos por lá! Estou ansiosíssima para conhecer a cidade, já estou apaixonada! rsrs.. Abraços e obrigada pelas dicas.
    Stephane.

  3. Anônimo
    | Responder

    Quanta doçura em descrever essa belíssima cidade. Em breve estarei lá e lendo as tuas palavras, o encanto aumenta mais. Obrigada por descrever de tal maneira. Amei este blog!
    Abraços

  4. Amanda anacleto
    | Responder

    Sua forma de escrita me fez sentir novamente as melhores sensações ao conhecer Gramado!! Você escreve com a alma. Parabéns !

  5. […] não pode apreciar o inverno em Gramado sem desfilar pela inigualável Av. Borges de Medeiros, a avenida central da cidade. Nela estão as principais lojas e restaurantes, o que lhe […]

  6. Michelle leite
    | Responder

    Simplesmente voltei ao tempo estive agora em outubro de2016, e tudo que detalhou é o que senti em gramado, lugar fantástico maravilhoso sem palavras pela sua descrição.
    Voltarei em julho de 2017 e sonho todos os dias para passar rápido.
    Abraços.

Deixe uma resposta