» » Sinta o suave e inesquecível cheiro de Gramado

Sinta o suave e inesquecível cheiro de Gramado

postado em: Blog | 1

Do ar puro entre as árvores às fragrâncias e perfumes característicos da cidade, deixe-se cativar pelo acolhedor cheiro de Gramado.
Do Vale do Quilombo (foto) às lojas de fragrâncias, deixe o cheiro de Gramado tomar conta de você.

A paisagem começava a mudar naquela manhã cinzenta. O concreto da cidade ficava para trás e a estrada à frente se vestia de verde. Sonolento e com a cabeça reclinada no banco da van, acompanhava em silêncio as árvores passando, enquanto casinhas rústicas e solitárias surgiam e desapareciam rapidamente no cenário.

À medida em que subíamos a serra, o coração apertava. Respirei fundo, como se não houvesse oxigênio o suficiente, para tentar sentir o ‘cheiro’, mas ainda estávamos longe. Continuei absorto em meus pensamentos, que fugiam na estrada

Só saí do transe quando as mãos da Aline, minha esposa, tocaram as minhas. Ela me dizia com ternura: “Viu? Estamos aqui. Estamos chegando em Gramado”. Meus olhos marejaram. Era verdade. Por pouco aquela viagem não aconteceu – uma sequência de problemas diversos quase nos obrigou a desistir. Mas estávamos ali. Estávamos chegando em Gramado.

Em poucos minutos estaríamos de volta às belas paisagens, praças e lagos, aos restaurantes e avenidas que já haviam sido nossos. Veria as cores e provaria os sabores da cidade que tanto amo. E também sentiria o ‘cheiro de Gramado’ – termo esse cunhado pela própria Aline – o qual foi o primeiro a nos recepcionar quando o motorista da van fez a famosa parada no pórtico da cidade, para as pessoas tirarem fotos.

Descemos com eles para esticar as pernas e o ‘cheiro de Gramado’ nos tomou de imediato. O dia estava nublado, havia chovido de manhã e isso deixou no ar o cheiro úmido típico da vegetação serrana – e aquele foi o momento em que nos sentimos realmente em Gramado.

Os perfumes e aromas de Gramado

Os perfumes e aromas de Gramado

Deixamos as malas no hotel e saímos para a primeira caminhada, sentindo a suavidade e sutileza do cheiro de Gramado no ar. É um cheiro que não vem apenas da vegetação – oh, não, é muito mais do que isso! Ele é um só e vários ao mesmo tempo.

Enquanto andávamos, Aline fechou os olhos e suspirou. Fiz o mesmo e logo as lembranças invadiram nossa mente: A lua de mel, os passeios, as pessoas e os lugares; todos os dias mágicos que vivenciamos em nosso primeiro contato com a cidade estavam de volta. Nenhum outro sentido é mais poderoso para ativar nossas memórias do que o olfato.

Impossível descrever esse cheiro em uma só palavra. É a mescla das fragrâncias das lojas, da lenha queimada, do ar puro da serra, da madeira, da vegetação e dos restaurantes. E ao mesmo tempo é outra coisa completamente diferente.

Como a própria Aline define, é o “cheiro do aconchego, o cheiro da casa da avó, o cheiro do encontro com a família, o cheiro das boas lembranças, o cheiro da infância e da nostalgia”. É um cheiro que acalma. E é com esse perfume que Gramado recebe seus visitantes.

Se você não busca apenas lojas e restaurantes quando viaja, mas tenta alcançar a essência da cidade, então ao caminhar por Gramado você sentirá esse cheiro. Ele inundará suas sensações e deixará um sorriso no seu rosto – é como chegar em casa num dia frio e sentir o aroma de café quente recém-preparado.

A seguir dou algumas dicas de lugares na cidade que não são apenas belos, mas possuem também um perfume único, valendo serem conhecidos como um ‘tour olfativo’ e que compõem o cheiro de Gramado.

O cheiro de Gramado na natureza

 O inigualável Lago Negro é um dos principais lugares onde o cheiro de Gramado lhe trará paz e tranquilidade.

A natureza é o personagem principal da beleza de Gramado. É ela quem abraça e contorna a cidade, criando espetáculos visuais de levar às lágrimas. E, obviamente, é na natureza que estão os cheiros e perfumes mais marcantes. Cito abaixo dois lugares que representam bem o que quero dizer.

Lago Negro

Um passeio pelo belo Lago Negro (já falei dele aqui) lhe presenteará com o revigorante cheiro dos pinheiros e do ar puro, aproximando-o da natureza e acalmando seu coração. É o momento para esquecer os problemas e permitir-se desacelerar. Respire fundo (quantas vezes forem preciso) e sinta o cheiro do lago até que a paz inunde sua alma.

Vale do Quilombo

O Vale do Quilombo (falo dele aqui) não tem apenas uma visão de tirar o fôlego com seu horizonte verdejante, mas seu vento traz uma lufada do ar puro da serra, misturado à vegetação, que é transformador. Permaneça ali até que esse cheiro faça parte de você.

O cheiro de Gramado nos hotéis e pousadas

O cheiro de Gramado nos hotéis e pousadas

Não importa aonde você se hospede, praticamente todos os hotéis e pousadas de Gramado terão aromas e fragrâncias deliciosos em seu interior – muitos inclusive são famosos por isso, como o Casa da Montanha. Seja nos corredores, nos quartos ou nas áreas comuns, sempre haverá um perfume de citronela, lavanda, baunilha, etc. Além do cheiro da lareira acesa nos dias frios.

O cheiro de Gramado nos chocolates

Loja de fábrica da Prawer

Gramado e chocolate são duas palavras que andam juntas. Uma  passada pela Av. Borges de Medeiros lhe oferecerá diversas opções de lojas, e o delicioso aroma dos chocolates de Gramado dá aquele toque mágico – obviamente você não conseguirá sair das lojas de mãos vazias. Abaixo, cito três que você deve conhecer:

Chocolates Prawer

Além da linda loja Armazém Prawer (Av. Borges de Medeiros, 2759) e dos produtos oferecidos na Casa da Velha Bruxa (Av. Borges de Medeiros, 772), recomendo ir à loja de fábrica (Av. das Hortênsias, 4100) fazer um tour para conhecer a fabricação desse delicioso chocolate artesanal.
Saiba mais em: www.prawer.com.br

Chocolates Caracol

Para conhecer os refinados chocolates Caracol, dê um pulo na loja da Rua Coberta (Rua Madre Verônica, 30 | Loja 01) ou no Largo da Borges (Av. Borges de Medeiros, 2727 | Loja 26). Mas é obrigatório fazer o passeio no Reino do Chocolate (Av. das Hortênsias, 5382), para uma experiência fantástica.
Saiba mais em: www.caracolchocolates.com.br

Chocolate Lugano

A Lugano tem uma loja belíssima na Av. Borges de Medeiros, nº 2784. Um espaço amplo e lindamente decorado, onde você entra e se perde em meio a chocolates, enfeites, presentes e outros produtos. Vale a visita na impecável loja temática (Rua São Marcos, 374).
Saiba mais em: www.chocolatelugano.com.br

O cheiro de Gramado nas lojas de fragrâncias e essências

Este talvez seja o ponto alto quando falo sobre o cheiro de Gramado. Os perfumes e fragrâncias que dançam alegremente pelas ruas da cidade vêm, em parte, das lojas de essências e aromas. É o toque especial que deixa a cidade ainda mais mágica e acolhedora. Para você sentir (literalmente) o que eu quero dizer, recomendo visitar estes lugares:

Santho Aroma

Santho Aroma

É praticamente impossível passar em frente à loja e não entrar. Os aromas, perfumes e difusores literalmente inundam seu espírito e o transportam para um suave mundo de sonhos. A loja está localizada na Rua Garibaldi, nº 108.
Saiba mais em: www.santhoaroma.com.br

Museu do Perfume

Aline fazendo suas comprinhas básicas de essências e fragrâncias no Museu do Perfume.

Além de uma visita ao passado, com direito a aulas sobre a criação de perfumes, o Museu do Perfume de Gramado possui uma loja irresistível. É o lugar certo para quem busca fragrâncias para a casa. Compramos lá uma essência de chocolate incrível – bastava borrifar um pouco no ar para a casa inteira cheirar a chocolate.
Saiba mais em: www.fragram.com.br

Le Jardin – Parque de Lavanda

Loja do Le Jardin - Parque de Lavanda

Já me desmanchei em elogios ao lindíssimo Le Jardin antes (neste post), mas volto mais uma vez a ele para falar não apenas do parque, mas de sua impecável loja. Além da decoração soberba, você terá uma infinidade de produtos, essências e fragrâncias de (claro) lavanda.
Saiba mais em: www.lavandas.com.br

Atelier da Marchetaria

Essa simpática loja nos conquistou desde o primeiro dia em que entramos nela – veja meu post dedicado à ela aqui. Com lindos produtos de artesanato, o Atelier da Marchetaria (Avenida Borges de Medeiros, 2850) também possui difusores e essências magníficos. Entrar na loja já é uma experiência maravilhosa.
Fone: (54) 3286-2027

Vai, leitor! Levanta dessa poltrona e faz tuas malas! Os cheiros das árvores, do ar puro, das chaminés e lareiras, dos antigos fogões, dos chocolates e das muitas fragrâncias estão à tua espera. Deixe que o cheiro de Gramado permeie suas roupas, cabelos e, principalmente, suas lembranças.

E quando voltar para sua cidade, não deixe que esse cheiro desapareça e nem guarde-o só para você. Ao contrário, espalhe o cheiro de Gramado aonde você for.

Lembre-se apenas de que o cheiro de Gramado não pode ser sentido só com o olfato. Ele deve ser sentido e apreciado principalmente com o coração.

Comente pelo Facebook

comentarios

Seguir Emilio Calil:

Jornalista, escritor e designer. Fundador do LifeBreak, apaixonado por tecnologia e pela Serra Gaúcha. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa. O resto você descobre aqui: www.emiliocalil.com

Uma resposta

  1. Socorro Bezerra
    | Responder

    Eu estava procurando algumas dicas sobre Gramado e me deparei com esse site maravilhoso e que me fez mais e mais apaixonada ainda por essa cidade.

Deixe uma resposta