» » Gramado em janeiro: Como tornar sua viagem ainda melhor

Gramado em janeiro: Como tornar sua viagem ainda melhor

postado em: Blog | 0
Gramado em janeiro: Como tornar sua viagem ainda melhor
Gramado em janeiro: Como tornar sua viagem ainda melhor

Se você está com viagem programada para Gramado em janeiro, sabia que há muitas atrações e passeios incríveis para fazer nessa época. E neste post quero te ajudar com algumas dicas para aproveitar melhor a cidade.

Janeiro em Gramado é época de férias, ainda tem apresentações do Natal Luz e o clima de verão é perfeito para fazer passeios a céu aberto. É um mês ideal para viajar com a família, especialmente com crianças.

Como janeiro ainda é alta temporada em Gramado (pelo menos na primeira quinzena), os valores de hotéis e de alguns passeios costumam ser mais altos do que em meses de menor movimento, como setembro e outubro, por exemplo. Mas mesmo assim é possível conseguir bons descontos em passeios, parques, hotéis e restaurantes acompanhando a página de ofertas do blog neste link: www.dicasdegramado.com.br/ofertas

As caminhadas pela cidade são privilegiadas pelo tempo bom com céu azul, e o contato com a natureza é mais favorecido. Em janeiro, também vale a pena ir para Canela curtir os belos parques e fazer ecoturismo.

A seguir, eu explico melhor sobre o clima, o que usar e quais os melhores passeios para se fazer nesse mês.

Veja abaixo as principais dicas para quem vai viajar para Gramado em janeiro.



Qual a temperatura de Gramado em janeiro?

Rua Coberta em Gramado: Bons restaurantes e ótimo lugar para fugir do calor.
Rua Coberta em Gramado: Bons restaurantes e ótimo lugar para fugir do calor.

Direto ao ponto: Gramado em janeiro faz calor. Sinto desapontar quem espera pelo frio, mas nesse mês o verão está começando e as temperaturas são mais elevadas.

A temperatura de Gramado em janeiro é alta, ficando entre 32C° (de dia) e 14C° (à noite). É possível que hajam dias mais frescos, com noites um pouco mais frias, mas, no geral, o calor predomina. É bom estar preparado para chuvas, também, que podem ocorrer de forma inesperada.

É claro que se você mora em regiões quentes do país, como Norte e Nordeste, o verão de Gramado parecerá mais ameno. Mas para um paulista, a diferença de temperatura é pouca. No geral, Gramado oscila entre cinco e dez graus a menos do que São Paulo ou mesmo Porto Alegre.

O que vestir em Gramado em janeiro?

O que vestir em Gramado em janeiro? Use roupas leves de verão.
O que vestir em Gramado em janeiro? Use roupas leves de verão.

Se você quer saber que roupa usar em Gramado em janeiro, pode fazer sua mala com roupas leves. Nem pense em casacos pesados, botas ou luvas. Seu look deve ser o de verão.

Prefira calças jeans, saias, shorts, blusinhas, camisetas ou camisas polo para usar durante o dia. As caminhadas e passeios a céu aberto serão mais agradáveis. Protetor solar e um boné ou chapéu são altamente recomendados, especialmente para crianças.

Para garantir, leve um conjunto de roupas de frio, caso a temperatura caia ou para usar em combinações para sair à noite. Mas nada pesado: Uma malha ou jaqueta já está de bom tamanho.

Ah, tênis confortáveis para caminhadas e passeios longos são imprescindíveis.

Quais os melhores lugares para visitar em Gramado em janeiro?

Mini Mundo: Ótimo lugar para visitar em Gramado em janeiro.
Mini Mundo: Ótimo lugar para visitar em Gramado em janeiro.

Se você vai viajar para Gramado em janeiro, aproveite para ir a parques e lugares a céu aberto. No frio, alguns passeios podem ser prejudicados pela forte neblina que surge em minutos e encobre totalmente a cidade, frustrando quem esperava ver belas paisagens. Já no verão isso é mais difícil de ocorrer.

Por isso, coloque no seu roteiro o inigualável Lago Negro (veja fotos e um vídeo), o belíssimo Le Jardin (veja fotos aqui) e o Belvedere do Vale do Quilombo (veja fotos e um e vídeo). São lugares que conquistam você à primeira vista e fazem seu coração bater mais forte. O pôr-do-sol no Vale do Quilombo é algo que deixa você com um nó na garganta.

O Mini Mundo precisa estar no seu roteiro, pois é um parque a céu aberto que se beneficia extremamente do bom tempo e de dias quentes.

E como você estará no verão, nada mais lógico do que dar uma pausa no calor para brincar na neve do Snowland.

Aproveite o tempo bom e o calor para fazer caminhadas preguiçosas pela Av. Borges de Medeiros (saiba mais aqui). Além de ótima opção para compras e refeições, a Borges é perfeita para contemplar a bela arquitetura da cidade.

Em Canela, aproveite para visitar o Parque do Caracol e o Ecoparque Sperry, que são fantásticos. Também vale muito a pena dar um pulo no Alpen Park e Terra Mágica Florybal, especialmente se você estiver viajando com crianças.

Quais os passeios recomendados para fazer em Gramado em janeiro?

Cânion Itaimbezinho: Visão de tirar o fôlego de qualquer turista.
Cânion Itaimbezinho: Visão de tirar o fôlego de qualquer turista.

Gramado em janeiro ainda tem Natal Luz! Os espetáculos e decorações da cidade são realizados até a primeira metade de janeiro. E o melhor: A cidade estará mais vazia do que em dezembro. É possível assistir aos shows favoritos e curtir a inigualável decoração natalina de Gramado sem aglomerações e nem filas.

Mas além do Natal Luz, existem outros passeios incríveis para se fazer na Serra Gaúcha em janeiro. Aproveitando o tempo bom e o calor, um dos passeios mais fantásticos que você pode fazer é o Tour Itaimbezinho (https://www.dicasdegramado.com.br/tour-itaimbezinho) com uma vista espetacular do maior cânion da América Latina, localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, em Cambará do Sul. Muitas vezes, devido ao tempo fechado e neblina do inverno, esse passeio é cancelado. Por isso, aproveite o verão para ter uma das vistas mais espetaculares da Serra Gaúcha.

Além do Itaimbezinho, outros passeios que sempre valem a pena fazer são o Tour Uva e Vinho com Passeio de Maria Fumaça (www.dicasdegramado.com.br/tour-uva-vinho-passeio-maria-fumaca) e o Tour Rural Linha Bella (www.dicasdegramado.com.br/tour-rural-linha-bella) são obrigatórios. Obviamente, verão e cerveja combinam perfeitamente, então o Tour Rota Cervejeira (https://www.dicasdegramado.com.br/rota-cervejeira) precisa estar no seu roteiro.

Onde comer em Gramado em janeiro?

No verão em Gramado, prefira lanches e pratos leves, além de sorvetes.
No verão em Gramado, prefira lanches e pratos leves, além de sorvetes.

No verão não há o que discutir, as refeições devem ser leves. Lanches e pratos que não pesem muito são recomendados para os dias quentes. E, é claro, muitos sorvetes! Por isso, deixe as sequências de fondue e cafés coloniais para quando estiver em Gramado no inverno. No verão, opte por galetos, filés com fritas e massas menos pesadas.

O ótimo restaurante Divino (www.divinogramado.com.br) serve opções de pratos bem variados, excelente o almoço ou tardes ensolaradas onde tudo o que você precisa é se refestelar em uma mesa e saborear uma cerveja gelada.

Cantinas como a Casa DiPaolo (www.dipaolo.com.br) e Di Capo  (www.cantinadicapo.com.br) são ótimas opções para o almoço. O parque Alemanha Encantada (www.alemanhaencantada.com.br) possui uma ótima gastronomia alemã e serve bons lanches.

E não posso deixar de recomendar a Casa da Velha Bruxa (veja mais sobre ela aqui), seja para bons lanches ou para o incomparável sorvete de uva com calda de chocolate.

Espero que essas dicas ajudam a tornar sua viagem para Gramado em janeiro inesquecível.




Veja mais dicas de Gramado:

Comente pelo Facebook

comentarios

Seguir Emilio Calil:

Jornalista, escritor e designer. Fundador do LifeBreak, apaixonado por tecnologia e pela Serra Gaúcha. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa. O resto você descobre aqui: www.emiliocalil.com

Deixe uma resposta