» » Lançamento do livro “Travessia” reúne estrelas em Gramado

Lançamento do livro “Travessia” reúne estrelas em Gramado

postado em: Blog | 0

Dia 17 de junho Letícia Wierzchowski, Thiago Lacerda e Luiz Marenco falam do amor de Garibaldi e Anita em evento no Wish Serrano Resort.




O histórico romance de Garibaldi e Anita vai ser o tema central do evento de lançamento do livro “Travessia”, de Letícia Wierzchowski, que acontece dia 17 de junho, às 19h30, no Wish Serrano Resort, em Gramado. A ação faz parte das comemorações de 10 anos da D´arte Multiarte e tem a parceria da Relações Públicas Carla Leidens. Além da autora, dois outros nomes de peso do cenário artístico e cultural participam do debate: o ator Thiago Lacerda e o cantor e compositor Luiz Marenco. A mediação será feita pela jornalista Adriana Silveira.

Letícia Wierzchowski: Travessia
Letícia Wierzchowski: Travessia

“Travessia” é o terceiro e último título da autora em sua Trilogia Farroupilha – “A Casa das Sete Mulheres” (2002) e “Um Farol no Pampa” (2004), livros e histórias independentes, com trechos que conversam entre si.
O novo romance é uma ficção construída a partir da pesquisa de fatos históricos das vidas de Giuseppe e Anita. Letícia define o livro como “uma aventura cheia de amor, altruísmo, dignidade e coragem. A história de duas pessoas que não ficaram à margem dos acontecimentos, que foram lá e fizeram a sua parte, mudaram o mundo no qual viviam. Tudo isso sem esquecer a faceta humana das duas figuras: o homem, mas também guerreiro, e a mulher corajosa, transgressora, mas também mãe e dona de casa”.

A autora revela que após as pesquisas sobre a personagem feminina do romance acabou se apaixonando por Anita. “Ela não tinha medo do que iriam dizer dela, se tinha, ignorava o medo. Ela peitava a vida e teve muitos dissabores, viveu muitos dramas, mas nunca perdeu sua coragem”. No livro Letícia busca humanizar os dois personagens, contando a vida de Giuseppe e Anita ao longo de dez anos, com suas desventuras, aventuras, amores e perdas.

Thiago LacerdaPara o ator Thiago Lacerda, que em 2013 deu vida à Giuseppe Garibaldi na adaptação de “A Casa das Sete Mulheres” para a televisão, Anita pode não ter um papel tão importante quando Garibaldi nas batalhas que lutaram, mas contribuiu muito para o amadurecimento dele. “Garibaldi tem grande importância histórica, se destaca por sua personalidade, carisma, pela capacidade que ele tinha de se comunicar e mobilizar as pessoas”, comenta. “São pessoas importantes cada um à sua maneira e, considerando o pouco tempo que viveram juntos, Anita apresentou caminhos que ele não conhecia antes dela”, complementa o ator.

Thiago revela que, ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, Giuseppe Garibaldi entrou na sua vida alguns anos antes dele receber o convite para interpretar o personagem revolucionário na televisão. Entre 1999 e 2000, enquanto gravava a novela Terra Nostra ele sentiu necessidade de estudar a história da imigração italiana para o Brasil e lembrou dos nomes de Anita e Garibaldi vistos na época da escola. “Pesquisei e me apaixonei pela história dos dois, tanto que, quando o Jayme Monjardim me fez o convite para ‘A Casa das Sete Mulheres’ achei que era uma brincadeira e fiquei pensando se havia comentado com ele que estudava a vida do Garibaldi por conta da novela que tinha feito”.

Luiz MarencoResponsável pela parte musical do evento o cantor e compositor Luiz Marenco conta que cantar o amor é um de seus prazeres. “Falar de amor para mim é uma coisa natural, e será um prazer cantar este amor, puro e lindo que nasceu em uma revolução”. Para o músico nativista fazer música, compor um poema para resgatar a história não é coisa de hoje. “Noel Guarany, Jayme Caetano Braun e Cenair Maicá já faziam isso e acredito que trazer temas como história, revoluções, cultura para uma melodia são formas de propagar os acontecimentos e fazer com eles ultrapassem gerações”, afirma Marenco.

Para este encontro especial o tradicionalista promete tentar traduzir com sua música um pouco da história retratada por Letícia Wierzchowski em suas obras da Trilogia Farroupilha. “Meu canto fala dessa época, da cultura do Rio Grande do Sul, que estão retratadas por ela nos livros”. Entre as músicas do repertório estão as canções ‘Pra o Meu Consumo’, ‘Meu Rancho’, ‘De Volta de Uma Tropeada’ e ‘Das Precisão Pra Viver’.




Trilogia Farroupilha – Lançamento do livro “Travessia”

Dia 17 de junho (sábado) às 19h30 no Wish Serrano Resort (Av. das Hortênsias, 1480 – Gramado)

Ingressos: Até 14/06 valor PROMOCIONAL R$ 60 (sessenta reais), após R$ 80 (oitenta reais). Havendo disponibilidade os ingressos serão vendidos no dia e local.

Pontos de venda:

  • Santho Aroma (Av. Borges de Medeiros, 2433 – Gramado)
  • Empório Canela (Rua Felisberto Soares, 258 – Canela)
  • Star Vídeo (Av. Osvaldo Aranha, 134 – Canela)
  • D’arte Espaço Multicultural (Rua Fernando Ferrari, 127 – Canela)

Veja mais dicas de Gramado:

Comente pelo Facebook

comentarios

Seguir Emilio Calil:

Jornalista, escritor e designer. Fundador do LifeBreak, apaixonado por tecnologia e pela Serra Gaúcha. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa. O resto você descobre aqui: www.emiliocalil.com

Deixe uma resposta