» » Onde comprar lembrancinhas em Gramado e Canela

Onde comprar lembrancinhas em Gramado e Canela

postado em: Blog | 0

Dicas de ótimos lugares e lojas para comprar lembrancinhas em Gramado e Canela e presentear toda a família sem gastar muito.

Onde comprar lembrancinhas em Gramado e Canela
Onde comprar lembrancinhas em Gramado e Canela



Todo mundo que viaja para a Serra Gaúcha enfrenta o velho dilema: onde comprar lembrancinhas em Gramado e Canela? O que levar para meus pais? Onde encontrar algo bacana para minha avó? Será que minha tia vai gostar disso?

Essas são perguntas clássicas de qualquer turista. Mas muita gente se perde na hora de comprar alguma lembrancinha para presentear pessoas queridas. Não é uma tarefa tão fácil quanto parece e, muitas vezes, você se depara com muitas opções, fica confuso, compra qualquer coisa e acaba gastando mais do que esperava.

Gramado possui lojas excelentes que atendem a todos os gostos e bolsos, porém, na média, os preços não diferem dos encontrados em lojas de São Paulo, por exemplo. Se, para o paulista, isso não gera muito espanto, para quem vem de outras regiões, onde o custo de vida é menor, pode levar pequenos sustos.

É mais comum do que se pensa ouvir de turistas exclamações como “tudo isso por essa coisinha?”, “nossa, que caro!” e por aí vai. Sim, algumas lojas em Gramado possuem preços mais salgados – mas é importante lembrar que a cidade possui um dos metros quadrados mais caros do Rio Grande do Sul, além de ter um foco também no turismo de luxo, buscando atingir um público diferenciado. Cidades que vivem do turismo costumam ter preços acima da média.

Então, você já deve estar pensando que precisa gastar uma fortuna para levar lembrancinhas de Gramado e Canela, certo? Não. Definitivamente não. Eu escrevi este post justamente para te ajudar a escolher bons presentes sem ter que voltar falido da sua viagem. Continue me acompanhando e você me agradecerá por isso 😉

O que comprar de lembrancinhas em Gramado e Canela?

Tão importante quanto saber onde comprar suas lembrancinhas, é saber o que comprar para levar de presente para amigos e familiares – e para si próprio. E aqui é importante fazer uma distinção entre ‘presente’ e ‘lembrança’. O presente é mais específico e de valor mais alto, tendo em mente uma pessoa ou data especial. E nesse caso você deve estar preparado para gastar mais – seja com roupas e acessórios de couro, itens de decoração para a casa, vinhos e chocolates finos, etc.

Já a famosa ‘lembrancinha’ é exatamente isso: uma lembrança. Um ‘carinho’, uma ‘coisinha’, algo que você achou fofo ou bacana e que pode levar para uma ou várias pessoas sem que pese no seu orçamento. Se este é o seu caso, vale desde ímãs de geladeira até peças de artesanato, passando também por chocolates, vinhos, cervejas e itens de perfumaria de valores mais acessíveis.

Considere também a quantidade de pessoas que você deseja presentear. Se forem poucas, é possível gastar mais e comprar algo bacana. Já se for para a família toda, pense no seguinte: um vinho pode ser dado para um casal, enquanto um objeto de artesanato ou decoração pode ser dado para uma só pessoa.

Outra coisa importante para ter em mente: em Gramado as coisas sempre terão um preço ligeiramente maior do que em Canela ou outras cidades. Por isso, nunca saia comprando nada logo no primeiro dia. Caminhe, pesquise, visite várias lojas (e outras cidades).




Onde comprar lembrancinhas em Gramado?

Ao caminhar por Gramado você se deparará com muitas (muitas!) lojinhas bacanas. Só na Av. Borges de Medeiros (falo dela em detalhes aqui) você perderá a conta de quantas lojas existem – uma mais linda do que a outra, e todas extremamente convidativas. Porém, por ser a principal avenida da cidade, obviamente os preços serão mais altos.

Na Borges, próximo ao cruzamento com a Av. Das Hortênsias, existem muitas lojas de artesanato, bichos de pelúcia e souvenires. Ali você pode encontrar canecas e camisetas personalizadas, além de artefatos e utensílios tipicamente gaúchos como facas, cuias de chimarrão, ervas de mate, chapéus, etc. Vale muito a pena parar em cada uma delas e ver os preços.

Chocolates

Lembrancinhas em Gramado: Chocolates
Loja da Caracol Chocolates, no Largo da Borges, no centro de Gramado.

Se você caminhar no sentido oposto, indo para o centro, perto da Igreja Matriz, verá muitas lojas de chocolate. Eu já escrevi um post específico sobre as principais lojas de chocolate de Gramado, que você pode ler aqui. Com relação a isso, podemos dizer o seguinte: se você busca um chocolate mais requintado para impressionar alguém, vai encontrar nas lojas da Prawer e da Caracol. Mas se o preço for um fator determinante, então opte pela Lugano, Florybal ou outras.

Cervejas e artesanatos

Lembrancinhas em Gramado: Cervejas e artesanatos
Kit de cervejas da Rasen Bier: Ótimo presente para apreciadores.

Uma excelente opção de lembrança é o kit da Rasen Bier, a famosa cerveja artesanal de Gramado. A caixa vem com uma garrafa de cada sabor, excelente para presentear quem aprecia uma boa cerveja – ou para levar para você mesmo, claro. Esse kit pode ser encontrado em várias lojas da cidade.

Ainda na Borges de Medeiros, no número 2850, você encontrará o incomparável Atelier da Marchetaria, sobre o qual já dediquei um post inteiro no blog, que pode ser lido aqui. Ali você terá um pouco de tudo: artesanato, peças de decoração, difusores de essências, enfeites entalhados em madeira, etc. É um paraíso para quem busca algo diferente e de bom gosto para levar como lembrança de Gramado.

Vinhos e fragrâncias

Lembrancinhas em Gramado: Vinhos e fragrâncias
Loja Boutique da Luiz Argenta, na Rua Garibaldi.

Se estiver no centro da cidade, pegue a Rua Coberta e atravesse para o outro lado, na Rua Garibaldi. Ali você encontrará opções para lembrancinhas mais finas. Você pode optar pelas excelentes fragrâncias da Santho Aroma (falo dela aqui) ou, se quiser levar um vinho ou espumante de excelente qualidade, dê um pulo na loja boutique da Luiz Argenta (www.luizargenta.com.br), no número 194.

Outra marca de vinho muito famosa é a Casa Valduga, que pode ser encontra em várias lojas e restaurantes. Os preços variam de acordo com o tipo de vinho.

Você pode optar por levar garrafas de vinhos coloniais, cujos preços são muito menores e podem ter seus rótulos personalizados com o nome da pessoa que será presenteada (em frente ao Lago Negro há uma loja especializada). Mas já aviso: o vinho colonial está mais para um ‘suco de uva alcoólico’ do que propriamente um vinho.

Enfeites e malhas

Lembrancinhas em Gramado: Enfeites e malhas
Rua Augusto Zatti em Gramado: Ótimas opções para lembrancinhas e souvenires.

Se você precisa de algo mais em conta, experimente andar pela loja Augusto Zatti (é a rua em frente ao McDonald’s da Borges). Ali você verá lojas com preços muito mais acessíveis, onde poderá comprar pequenos enfeites, ímãs personalizados, presentes e uma infinidade de coisinhas bacanas. Além de lojas de roupas e malhas de frio, com preços mais amigáveis do que as das lojas da Av. Borges de Medeiros. São lojas mais simples, mas vale a pena entrar e garimpar, pois sempre se acha algo interessante.

Lembrancinhas em Gramado: Enfeites e malhas
Rua São Pedro: Boas lojas com preços atrativos.

Outra rua que vale o seu bater de pernas é a Rua São Pedro. Não tão luxuosa quanto a Borges, mas com boas lojas de roupas e de objetos de decoração – pare nas diversas lojinhas de malhas de comércio familiar, pois são um show à parte só pelo atendimento e pela gentileza dos proprietários. A Rua São Pedro é perfeita para encontrar as lembrancinhas que você procura. Perto da Igreja Matriz você encontra ainda o Empório do Azeite, uma loja especializada em – obviamente – azeites, sendo ideal para presentear aquela pessoa que ama cozinhar.

Perfumes e essências

Lembrancinhas em Gramado: Perfumes e essências
Empório Essenza: Fragrâncias, essências, charme e ótimo atendimento.

Em termos de fragrâncias, perfumes e essências (para a casa ou para o corpo), há um lugar praticamente obrigatório para quem vai a Gramado: o Empório Essenza. A empresa inspira-se na natureza para formular seus produtos buscando, principalmente nos vinhedos da Serra Gaúcha, a sua principal inspiração para desenvolver fórmulas inovadoras de hidratação para a pele utilizando a uva e o vinho.

Localizada na Praça do Moinho, próximo ao centro de Gramado, a visita à loja é por si só um espetáculo de aromas, e sua visão privilegiada da Av. Borges de Medeiros fará você voltar várias vezes.

Lembrancinhas em Gramado: Perfumes e essências
Le Jardin: Produtos inspirados nas lavandas em uma loja que faz você querer comprar tudo.

Outro lugar que vale a visita é o belíssimo Le Jardin, o Parque de Lavandas de Gramado. Já falei bastante dele neste post. Além de ser um passeio magnífico, a loja do parque é uma atração à parte e você se perde em meio a produtos como cosméticos, aromatizantes, objetos de decoração e muitos outros, sendo perfeita para comprar suas lembrancinhas.




Onde comprar lembrancinhas em Canela?

Lembrancinhas em Canela
As lojas ao redor da Catedral de Pedra, em Canela, oferecem muitas opções para comprar lembrancinhas.

Como falei no começo deste artigo, fugindo de Gramado os preços começam a melhorar. Uma passeada pela Avenida Oswaldo Aranha, no centro de Canela, é uma prova disso.

Lojas de malhas, gorros e cachecóis de lã despontam com preços bastante acessíveis e convidativos. Subindo a avenida você chega no centro da cidade, onde fica a Catedral de Pedra. A praça central de Canela (na Catedral) é rodeada de bons comércios e lojas tentadoras. Se você estiver exatamente de frente para a Catedral, verá à sua direita uma rua com várias lojinhas. Logo na esquina há uma loja de artesanato e souvenires que vale a visita – especialmente para quem busca levar lembranças como cuias de chimarrão e objetos peculiares. Lojas de cristais e objetos de decoração também rodeiam a igreja.

Se você entrar no beco ao lado de uma loja de malhas, chegará à loja que considero parada obrigatória em Canela. Um pequeno empório contendo vinhos, queijos, salames, chocolates e outra iguarias aguarda quem se dispõe a explorar o lugar. O aroma da combinação de todos esses produtos permeia o ar e cativa de imediato. E o atendimento é sempre acolhedor, onde você pode experimentar diversos produtos coloniais divinos. Impossível não sair de lá cheio de sacolas.

Como pode ver, existem inúmeras opções para comprar lembrancinhas em Gramado e Canela. Espero ter ajudado nas suas escolhas – e no seu bolso. E se você também tiver uma dica bacana, compartilhe aqui nos comentários deste post e ajude outras pessoas que viajarão para a Serra Gaúcha.




Veja mais dicas de Gramado:

Comente pelo Facebook

comentarios

Seguir Emilio Calil:

Jornalista, escritor e designer. Fundador do LifeBreak, apaixonado por tecnologia e pela Serra Gaúcha. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa. O resto você descobre aqui: www.emiliocalil.com

Deixe uma resposta