» » 10 coisas que você precisa saber antes de viajar com adolescentes para a Serra Gaúcha

10 coisas que você precisa saber antes de viajar com adolescentes para a Serra Gaúcha

postado em: Blog | 0

Aprenda a viajar com adolescentes para Gramado e Canela e viva dias incríveis de diversão e aventura na Serra Gaúcha sem passar stress.

10 coisas que você precisa saber antes de viajar com adolescentes para a Serra Gaúcha
10 coisas que você precisa saber antes de viajar com adolescentes para a Serra Gaúcha



Viajar com adolescentes para a Serra Gaúcha pode ser incrivelmente recompensador, mas não importa a idade que eles tenham, existem alguns desafios que precisam ser enfrentados.

Esses desafios mudam de acordo com a idade, onde você precisará de estratégias diferentes e muita criatividade para manter a todos entretidos.

Quando as crianças se tornam adolescentes, elas têm à frente um novo mundo de desafios que geram um conjunto de ansiedades como a vontade de ‘pertencer’ a um grupo ou o famoso FOMO (Fear Of Missing Out), que é o medo de perderem alguma informação importante – daí o fato de viverem grudados no celular.

Seus amigos começam a se tornar mais importantes para eles do que os pais, conforme começam a desenvolver seus interesses e personalidades adultas. E aquilo que os cativava até o ano passado já não tem mais graça.

E quando falamos na Serra Gaúcha como destino turístico, imediatamente pensamos em duas polaridades: Ou temos atividades para crianças (parques temáticos, Natal Luz, Páscoa, etc.); ou temos atividades para adultos (vinícolas, romantismo, passeios na natureza, gastronomia, etc.). Por isso, não parece ser um lugar que vá atrair a atenção de adolescentes, certo? Errado!

Nas dicas que eu dou a seguir, você vai ficar surpreso com as inúmeras opções de passeios e atividades que poderá fazer com seus filhos adolescentes em Gramado, Canela e outras cidades da Serra Gaúcha. Confira.

10 coisas que você precisa saber antes de viajar com adolescentes para a Serra Gaúcha

1 – Envolva-os no processo de planejamento

Envolva-os no processo de planejamento
Envolva-os no processo de planejamento

Pergunte quais lugares eles gostariam de visitar na Serra Gaúcha. Talvez eles já tenham alguma coisa em mente e queiram incluir no roteiro. As opções de passeios são inúmeras e vocês podem decidir juntos quais os lugares mais interessantes para visitarem.

Obviamente, o melhor ponto de partida para essa pesquisa é este link.

2 – Tente algo novo

Cânion Itaimbezinho - Cambará do Sul
Cânion Itaimbezinho – Cambará do Sul

Leve-os para um lugar em que eles nunca estiveram. Algo diferente da rotina diária e das outras viagens que vocês já fizeram. Vocês podem optar pelas paisagens de cair o queixo do cânion Itaimbezinho, localizado no Parque Nacional dos Aparados da Serra, na cidade de Cambará do Sul (saiba mais sobre o Tour Itaimbezinho aqui). Será uma experiência emocionante.

Não descarte um retorno ao passado no Tour Rural Linha Bella, que é uma verdadeira aula de história.

3 – Coloque a adrenalina deles no máximo

Snowland – Parque de Neve em Gramado

Pense além de parques comuns, museus e passeios convencionais. Para agitar a diversão é obrigatório ir esquiar no Snowland, andar de montanha russa no Alpen Park, fazer arvorismo e tirolesa em Canela. E para os adolescentes que querem mais emoção, por que não fazer um rafting em Três Coroas?

Esses e muitos outros passeios bacanas você pode conferir aqui.

4 – Escolha o hotel com cuidado

Hotel Alpestre em Gramado
Hotel Alpestre em Gramado

Não importa se seu orçamento é alto ou baixo, você vai precisar de mais quartos ao viajar com adolescentes e – honestamente – devem ser quartos separados. Se o seu orçamento não permite reservar muitos quartos, então tente hospedagens que ofereçam mais cômodos.

Obviamente, o hotel precisa oferecer estrutura e entretenimento (sem mencionar o imprescindível wi-fi) para dias de chuva. Ninguém merece ficar preso em um hotel com adolescentes entediados e emburrados, certo?

Um bom ponto de partida é dar uma olhada nas acomodações da rede Laguetto de hotéis, no Wish Serrano, no Hotel Alpestre, Casa da Montanha e Ritta Höppner, entre outros. Para saber o preço das diárias de cada um desses hotéis, ver a disponibilidade de datas e já fazer sua reserva, é só clicar aqui.




5 – Volte à juventude

Volte à juventude
Volte à juventude

Você não precisa fazer papel de adulto o tempo todo. Gramado é uma cidade mágica que faz com que todos voltemos a ser crianças. Aproveite esses momentos para interagir mais com seus filhos adolescentes. Faça algo maluco (mas não idiota), dispute com eles com alguma coisa, permita-se se divertir e envolva-os no processo.

Adolescentes gostam de serem tratados como adultos, mas podem voltar a serem crianças ao seu lado se você souber como interagir com eles.

6 – Pense primeiro neles e depois em você

Não deixe os adolescentes entediados ou emburrados na viagem: Priorize as atividades que envolvam todos vocês.
Não deixe os adolescentes entediados ou emburrados na viagem: Priorize as atividades que envolvam todos vocês.

Ao viajar com adolescentes para a Serra Gaúcha, a escolha do hotel e dos passeios deve ser feita dando prioridade primeiramente a eles. Certifique-se de que o hotel ofereça a estrutura necessária para eles e que os passeios escolhidos estejam de acordo com a faixa etária.

Nada irrita mais um adolescente do que ver todo mundo se divertindo, menos ele. Não é bacana ver todos os seus irmãos brincando em um parque enquanto ele(a) fica de fora porque ainda não tem idade o suficiente ou já é velho(a) demais para esse passeio.

7 – Encontrem atividades que desafiem a todos

Cascata do Caracol em Canela
Cascata do Caracol em Canela

Procurem atividades que sejam desafiadoras e que vocês possam fazer juntos. Por exemplo, visitar a Cascata do Caracol, em Canela, é uma ótima forma de estarem em contato com a natureza em uma paisagem deslumbrante. E nas redondezas vocês podem fazer trekking, rafting, rapel, pêndulo e mountain bike.

8 – Aceite o fato de que os celulares fazem parte da vida deles

Adolescentes ficarão grudados no celular durante toda a viagem. Não lute contra isso.
Adolescentes ficarão grudados no celular durante toda a viagem. Não lute contra isso.

Ficar checando o celular a cada minuto, tirar selfies, conversar com amigos e postar fotos nas redes sociais são atividades que você deve aceitar ao viajar com adolescentes para a Serra Gaúcha. Em vez de sofrer por causa disso, evite maiores dores de cabeça: Verifique se o seu plano de telefonia celular permite o roaming de internet móvel entre outros Estados, caso contrário a conta vai lhe causar um belo susto.

Muitos hotéis e restaurantes oferecem wi-fi grátis, o que ajuda muito. E sempre é possível comprar chips pré-pagos de celular em Gramado ou Canela para amenizar os gastos.

9 – Seja flexível

Tirem um dia livre sem atividades programadas. Apenas caminhem pela cidade de Gramado.
Tirem um dia livre sem atividades programadas. Apenas caminhem pela cidade de Gramado.

Por mais ativos que sejam os adolescentes, não encha a agenda da viagem com roteiros ininterruptos. Permitam-se dia dias livres, sem destino ou nada agendado. Caminhem por Gramado, conheçam lojas e restaurantes, tomem um chocolate quente juntos, conversem e curtam um dia de preguiça.

10 – Evite atividades que exijam acordar cedo

Deixe os seus filhos adolescentes dormirem até tarde e vá fazer um passeio por Gramado pela manhã.
Deixe os seus filhos adolescentes dormirem até tarde e vá fazer um passeio por Gramado pela manhã.

Adolescentes têm uma incrível habilidade de acordar às 11h ou mais. E muitos passeios em Gramado e Canela costumam agendar a saída dos hotéis às 07h, como é o caso do Passeio de Maria Fumaça. Se você quiser evitar o stress e a correria de adolescentes sonolentos e rabugentos pela manhã, marque as atividades principais para depois do almoço.

E enquanto os adolescentes dormem, você pode tomar o café da manhã sozinho(a) (e em paz) no hotel, sair para uma relaxante caminhada no Lago Negro e retornar a tempo de vê-los acordando.




Espero que essas dicas ajudem você a viajar com adolescentes para a Serra Gaúcha e desfrutarem de dias incríveis de diversão.

Veja mais dicas de Gramado:

Comente pelo Facebook

comentarios

Seguir Emilio Calil:

Jornalista, escritor e designer. Fundador do LifeBreak, apaixonado por tecnologia e pela Serra Gaúcha. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa. O resto você descobre aqui: www.emiliocalil.com

Deixe uma resposta