» » Mini Mundo em Gramado: Um passeio obrigatório na Serra Gaúcha

Mini Mundo em Gramado: Um passeio obrigatório na Serra Gaúcha

postado em: Blog | 0

Neste post você vai entender por que o Mini Mundo em Gramado, famoso parque de miniaturas da cidade, precisa estar no seu roteiro de viagem para a Serra Gaúcha.

Entrada do Mini Mundo em Gramado
Entrada do Mini Mundo em Gramado



Para quem ainda não conhece Gramado, é comum cometer o equívoco de associar alguns parques e atrações ao público infantil, enquanto outros seriam mais voltados ao público adulto. Porém, nada poderia distar mais da verdade. E uma das maiores provas disso é o inigualável Mini Mundo em Gramado.

Se eu lhe disser que o Mini Mundo é um parque de miniaturas ao ar livre, não estarei mentindo. Porém, isso é ser injusto com o lugar, pois é uma descrição simples demais. De fato, ele abriga réplicas perfeitas em escala 24 vezes menor de inúmeras construções famosas do Brasil e do mundo.

Mas visitar o Mini Mundo é despertar sensações e emoções que trazem à tona em você aquela criança adormecida, que se encantava com as pequenas (perdoe o trocadilho) coisas da vida.

Minha esposa Aline e eu, em foto obrigatória no Mini Mundo.
Minha esposa Aline e eu, em foto obrigatória no Mini Mundo.

Ainda lembro da primeira vez em que cruzei a entrada do parque: havíamos feito tantos passeios por Gramado e Canela naquele dia que estávamos em estado de êxtase, achando que nada mais nos impressionaria. Até chegarmos ao Mini Mundo.

Ao atravessarmos a estreita bilheteria, margeada por duas torres brancas de um pequeno castelo, era como se tivéssemos entrado em outra dimensão.

O parque abria-se à nossa frente, em um aclive verdejante já cravejado de pequenos edifícios, estruturas arquitetônicas diminutas e inúmeros ‘mini habitantes’ – a sensação remete-nos imediatamente à Lilliput do Gulliver de Swift, ocorrendo de forma natural e quase que involuntária.

A primeira visão que você terá do Mini Mundo em Gramado após entrar no parque.
A primeira visão que você terá do Mini Mundo em Gramado após entrar no parque.

Caminhar por essas miniaturas é algo mágico, que nos deixa maravilhados e sorrindo à toa.

Como é o Mini Mundo em Gramado e como surgiu?



A origem do Mini Mundo começa em 1981, a partir do carinho de um pai e um avô, que resolveram presentear suas duas crianças com um pequeno mundo de fantasia: a menina com uma casinha de bonecas e o menino com um conjunto de castelos com trenzinhos.

Aos poucos, essa pequena brincadeira foi crescendo até que, em 1983, ela foi aberta ao público com a inauguração do Mini Mundo, com trenzinhos em miniatura, no jardim em frente ao hotel Ritta Höppner, pertencente à família.

Recriando cenários do cotidiano, em sua maioria europeus e brasileiros, o Mini Mundo continua a crescer, sempre na procura de manter vivas a fantasia e a alegria da infância que existe dentro de todos nós.

Hoje, já na quarta geração, a família continua com esse sonho de encantar as pessoas.

Miniaturas de ruas da Alemanha, com 'mini habitantes', são um dos grandes atrativos do Mini Mundo em Gramado.
Miniaturas de ruas da Alemanha, com ‘mini habitantes’, são um dos grandes atrativos do Mini Mundo em Gramado.

Cronologia do Mini Mundo

1952 – O alemão Otto Höppner e sua esposa brasileira, Ritta Höppner, junto com o filho, deixam a Alemanha e se fixam em Gramado.

1958 – O Hotel Ritta Höppner Residenz é construído na esquina das ruas Pedro Santiago e Horácio Cardoso.

1973 – Ritta Höppner falece.

1981 – O avô Otto e o seu filho constroem para os netos uma área de lazer ao lado do Hotel Ritta Höppner. É a semente que anos mais tarde vai ser tornar no Mini Mundo. Sem mais área para construção junto ao Hotel Rita Höppner, o Mini Mundo é construído em um terreno do outro lado da rua, em frente ao hotel.

1983 – Inauguração do Mini Mundo na rua Horácio Cardoso, 291, próximo ao centro de Gramado. É um parque temático que segue em construção pela 4ª geração da família. Hoje, é uma das atrações mais visitadas em Gramado.

O que fazer no Mini Mundo em Gramado?

As encantadoras miniaturas do Mini Mundo em Gramado
As encantadoras miniaturas do Mini Mundo em Gramado

A partir do momento em que você adentra o Mini Mundo, sua missão é caminhar e encantar-se a cada passo – tirando mil fotos e filmando cada segundo. Seja sozinho, em casal, com crianças ou toda a família, o lugar é uma visita praticamente obrigatória para quem viaja para Gramado.

É um lugar que, à primeira vista, parece um passeio voltado para crianças, mas não se deixe enganar, pois os adultos saem de lá muitas vezes mais maravilhados do que os próprios filhos.

As miniaturas são construídas com uma riqueza de detalhes que impressiona qualquer um. Muitas possuem animações, outras emitem sons e todas lhe deixarão boquiaberto. O parque é um amplo espaço a céu aberto onde os visitantes caminham por entre as miniaturas como se fossem gigantes.

Miniatura do castelo Neuschwanstein da Alemanha.
Miniatura do castelo Neuschwanstein da Alemanha.

Lá você pode ver a miniatura do famoso Museu do Ipiranga, de São Paulo, ou belíssimo castelo Neuschwanstein, da Alemanha, que nos remete a contos de fadas – aliás, diversas ruas e construções da Alemanha são a reproduzidas fielmente no Mini Mundo. Você também passará pelo aeroporto de Bariloche, onde ouvirá os sons da torre de comando e o ruído das turbinas dos aviões.

Para finalizar, o lugar possui um simpático café e loja de souvenires encantadores – impossível sair de lá de mãos vazias.

O café do Mini Mundo é para obrigatória para um ótimo strudel.
O café do Mini Mundo é para obrigatória para um ótimo strudel.

Onde fica o Mini Mundo?

O Mini Mundo fica na Rua Horácio Cardoso, 291, Bairro Planalto, em Gramado (RS). O parque funciona diariamente das 09:15 às 17:00. Os ingressos são vendidos na própria entrada do Mini Mundo.

Quanto custa o ingresso para o Mini Mundo em Gramado?

Os ingressos para a entrada no Mini Mundo são adquiridos na própria bilheteria do parque. Os valores podem sofrer alterações de acordo com a temporada, então é importante sempre consultar o site oficial para saber o preço com antecedência.

Em novembro de 2017, o valor do ingresso para o Mini Mundo era R$ 36,00 – idosos, estudantes e crianças de 3 até 15 anos pagam meia-entrada. Crianças de até 2 anos não pagam.

Tem algum hotel perto do Mini Mundo?

Hotel Ritta Höppner em Gramado: Em frente ao Mini Mundo
Hotel Ritta Höppner em Gramado: Em frente ao Mini Mundo

Sim! O próprio Hotel Ritta Höppner, dos mesmos proprietários do Mini Mundo, fica logo em frente ao parque, na Rua Pedro Candiago, 305. O hotel é tradicionalíssimo e esbanja charme, requinte e aconchego. E aqui vai uma ótima notícia: hóspedes do Ritta Höppner têm acesso livre ao Mini Mundo e ainda ganham desconto nas lojas do parque.

» Para saber valores e fazer a sua reserva no Hotel Ritta Höppner, é só clicar aqui.

E para pesquisar valores e reservas de outros hotéis em Gramado, clique aqui.




Assista a um vídeo do Mini Mundo e veja o que espera por você

Veja mais dicas de Gramado:

Comente pelo Facebook

comentarios

Seguir Emilio Calil:

Jornalista, escritor e designer. Fundador do LifeBreak, apaixonado por tecnologia e pela Serra Gaúcha. Apreciador de boa gastronomia, bons vinhos e boa conversa. O resto você descobre aqui: www.emiliocalil.com

Deixe uma resposta